Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fazenda em Mucugê ganha destaque na produção de batatas e faz caminho inverso do agro, priorizando a sustentabilidade

Preparação das batatas em indústria da Fazenda Progresso, em Mucugê | FOTO: Reprodução/ Forbes Agro

Não é novidade que o município de Mucugê é o segundo maior produtor de batata inglesa do Brasil. Contudo, a inovação na produção sustentável do tubérculo na Fazenda Progresso vem ganhando os holofotes da Bahia por conseguir intensificar a produção sem a necessidade de aumentar o desmatamento na região chapadeira.

Localizada em Mucugê, na região norte do estado, a Fazenda Progresso, como o próprio nome já diz, vai de encontro ao ‘jeitinho’ tradicional de produções agrícolas no Brasil, em que os produtores colocam os lucros acima da preservação ambiental. A família Borré, proprietária da fazenda, prioriza o cuidado com o solo e conta até com ajuda de biólogos nessa jornada.

Fabiano Borré, CEO do grupo destaca a importância do cuidado com o solo. “A terra dá traço de matéria orgânica, e é preciso melhorar sua biota para produzir bem. Falar em regeneração é falar de como você cuida do solo, como torna as áreas passíveis de produção o mais longevas possível, porque é isso que impulsiona o resto”, explica o diretor executivo.

CEO da Fazenda Progresso, Fabioano Borré acredita em produção aliada à sustentabilidade | FOTO: Reprodução/Forbes Agro |

A área total da fazenda se espalha por 11 propriedades, sendo a maior parte de terras planas a 1.100 metros de altitude e sua produção anual está entre 135 mil e 150 mil toneladas de batatas, se consolidando como uma das maiores produtoras de batata da Bahia mesmo tendo 45% das matas ativas na localidade, 25% do que determina o código florestal.

A fazenda mucugeence ainda disponibiliza uma estrutura acima da média para os seus funcionários, os trabalhadores contam com moradias, refeitórios, centros médicos, terapeutas ocupacionais e até psicólogos.

As batatas ainda são cultivadas em mais cinco fazendas dos Borrés, mas o tubérculo não é o único produto produzido pelo grupo. O café arábica, as uvas para vinificação e a criação de gados de corte são outras produções de peso da família Gaúcha.Jornal da Chapada com Informações do portal Forbes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas