Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Conferência Oceânica do Brasil ocorrerá na capital baiana pelo segundo ano

Durante a conferência, nomes renomados da comunidade científica, acadêmica e social brasileira atuarão como moderadores dos diálogos | FOTO: Divulgação |

Salvador será o palco pelo segundo ano da Conferência Oceânica do Brasil. O evento acontece de forma gratuita, nos dias 6 e 7 de setembro, no teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), das 9h às 17h.

A Conferência está inserida dentro da programação do X Festival das Baleias, que acontece de 06 a 10 de setembro na capital. O objetivo é mobilizar a sociedade sobre a Cultura Oceânica, Eventos climáticos e Racismo Ambiental. Entre as ações do X Festival das Baleias, serão realizadas atividades de educação ambiental na praia de Piatã e uma expedição a bordo do Catamarã para avistamento de baleias na costa soteropolitana

Promovido pelo Instituto Redemar Brasil, a Conferência será um evento aberto ao público com a participação de cientistas, membros das organizações do clima e meio ambiente do país, estudantes e professores. Serão abordados temas os temas: Oceano enquanto, Agenda Política, Pesca Sustentável e Gestão de Recursos Pesqueiros, Gestão e Certificação de Praias, Turismo Sustentável em Ambiente Marinho e Planos Municipais de Gerenciamento.

A curadoria da Conferência é liderada por William Freitas, um ativista ambiental e presidente do Instituto Redemar Brasil. “É preciso impulsionar os diálogos sobre a vida e a preservação dos oceanos. Trazer para Salvador uma conferência como essa, já é um privilégio. Aqui estarão os grandes nomes da ciência e representações ligadas ao meio ambiente e clima. Por isso, é importante a participação de todos, para que juntos possamos entender, dialogar e fomentar políticas públicas de sustentabilidade oceânica”, sintetiza William Freitas.

Durante a conferência, nomes renomados da comunidade científica, acadêmica e social brasileira atuarão como moderadores dos diálogos. Entre essas figuras estão Simone Siag Oigman Pszczol, cientista do Instituto Brasileiro de Biodiversidade, Helio Valdinei Coelho, secretário de biodiversidade da prefeitura do Rio de Janeiro, Carmynie Barros, com experiência em desenvolvimento rural e sustentabilidade, Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo do Estado da Bahia, Vitor Bandeira, coordenador do Projeto Baleias Soteropolitanas, e Rosario de Almeida, a educadora ambiental, juntamente com outros representantes do país. Para o encerramento das atividades no dia 10, haverá shows de atrações musicais.

A Conferência conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, Uneb, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência(SECIS), Universidade Federal de Alagoas, Laboratotio de Itiologia e Conservação, UNB GERM, UNIFSP Mare de Ciências, Projeto Voz dos Oceanos, Anamma, Museu do Mar, IF Baiano, ICMBio. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile