Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Muito além de uma bela paisagem, visitantes desfrutam de rica experiência cultural na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos lugares mais encantadores do planeta | FOTO: Jornal da Chapada |

Localizada no centro da Bahia, a Chapada Diamantina há décadas encanta os moradores locais e turistas que vêm visitar o paraíso de águas cristalinas, natureza exuberante e rochas que mais parecem terem sido desenhadas à mão. Além de todos os recursos naturais, a região ainda é detentora de uma rica cultura, além de ser um ambiente propício para inúmeras aventuras ao longo de seu vasto território.

Falando em aventura, as trilhas chapadeiras já são uma das principais escolhas que os visitantes fazem quando pensam em diversão atrelada a uma paisagem de tirar o fôlego. No Parque Nacional da Chapada Diamantina, os aventureiros podem conhecer trilhas como o Vale do Pati e a do Vale do Caim, além da Cachoeira da Fumaça e a Gruta da Lapa Doce, desvendando a geologia magnífica da região.

Trilha da Rampa do Caim na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Além das belezas naturais e das mais incríveis trilhas do estado, a Chapada Diamantina detém uma cultura repleta de tradições que desempenham um papel fundamental na manutenção da história do povo chapadeiro. Se tratando de música, o forró é o gênero mais escutado nas festas populares da região. Os festejos típicos das cidades chapadeiras são regadas ao pé de serra da melhor qualidade com os maiores músicos locais.

A comida também é um elemento regional que transmite a riqueza do povo que vive nessas áreas. Preparado com feijão, linguiça, farinha de mandioca e temperos regionais, o feijão tropeiro da Chapada é considerado um dos mais saborosos do país. Outra opção de destaque é o “arroz de cuxá”, um prato à base de arroz, camarão seco, vinagreira (uma planta típica) e especiarias, que reflete a influência da cultura afro-brasileira na região.

A Fligê é um dos eventos culturais mais ricos da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação ||

Para aqueles que preferem os eventos maiores, a região também abriga uma série de festivais durante o ano. O Festival de Lençóis, por exemplo, é uma celebração anual que reúne artistas locais e nacionais em uma programação diversificada de música, teatro e artes visuais. Já para quem curte literatura, a Feira Literária de Mucugê (Fligê) oferece encontros com artistas alternativos, poetas, escritores e cantores dos mais variados estilos musicais.

Em resumo, a Chapada Diamantina vai muito além de mais um destino turístico da Bahia. Seja explorando por trilhas desafiadoras, curtindo os maiores eventos regionais ou comendo as melhores comidas da região, o turista que decide visitar o local, dificilmente sai sem a certeza de ter tido a melhor experiência da vida. Jornal da Chapada com informações do Correio Agora.

Sair da versão mobile