Ícone do site Jornal da Chapada

#Urgente: Surto de catapora em Nova Fátima causa suspensão de aulas nas escolas do município

Manchas vermelhas no corpo é um dos principais sinais clínicos da Catapora | FOTO: Divulgação |

A prefeitura do município de Nova Fátima decidiu suspender as aulas após um surto de catapora nas escolas. Somente nesta semana, 18 casos da doença foram notificados na cidade. Levando em conta a informação de que a maioria das pessoas com a doença não procura uma Unidade de Saúde, os números reais podem ser bem maiores.

Em Nova Fátima, inicialmente, foram identificados sete casos de catapora em uma escola estadual. Os estudantes infectados foram devidamente isolados e a unidade educacional foi higienizada. Porém, nesta semana, foram notificados mais 11 casos nas escolas do município.

A secretária de saúde do município, Mônica Reis, afirma que foi recomendada a suspensão das aulas presenciais por pelo menos uma semana. “Suspendemos as aulas nos próximos dias para que possamos conter essa curva crescente, porque é uma doença altamente contagiosa”, diz a servidora em entrevista à TV Bahia.

Ainda de acordo com as informações fornecidas pela secretária de saúde, se o isolamento conseguir diminuir o número de casos de catapora no município, as aulas devem ser retomadas na próxima terça-feira (22).

Mônica Capelo ainda relata que nos últimos anos, muitos pais deixaram de levar seus filhos aos postos de saúde para que fossem vacinados contra a doença, o que pode ter contribuído para o aumento significativo das infecções nas crianças.

Município de Nova Fátima registra surto de catapora nas escolas | FOTO: Divulgação |

Entenda os riscos da catapora
A catapora, também conhecida como Varicela, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster, que ocorre com maior frequência em crianças. A principal característica clínica é o aparecimento de lesões na pele acompanhadas de coceira intensa.

Em crianças, geralmente não é uma doença agressiva. Já em adolescentes e adultos, a catapora pode causar complicações como encefalite (inflamação no cérebro), pneumonia ou até mesmo infecções na pele e nos ouvidos.

A catapora é facilmente transmitida entre pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido das bolhas ou através de tosse, espirro, saliva ou objetos contaminados pelo vírus. Ou seja, o contágio pode ocorrer por contato direto ou por meio de secreções respiratórias. Indiretamente, a doença pode ser transmitida por objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

A transmissão da catapora ocorre de maneira fácil entre pessoas. Isso pode acontecer por meio do líquido das bolhas ou através de tosse, espirro, saliva e objetos contaminados pelo vírus. Em resumo, o contágio pode ocorrer tanto por contato direto quanto pela exposição a secreções respiratórias. Além disso, a doença pode ser transmitida de forma indireta por meio de objetos contaminados que entraram em contato com as vesículas ou membranas mucosas de pessoas infectadas.

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, além de antialérgicos para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem envolver apenas água e sabão.

Normalmente, ao tratar a catapora, costumam-se usar remédios para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, além de outros para reduzir a coceira. É também muito importante manter uma boa higiene, lavando apenas com água e sabão. Jornal da Chapada com informações do g1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas