Três assentamentos serão implantados pelo Incra na Bahia, com capacidade para beneficiar 129 famílias em lotes da reforma agrária, que somam 5,3 hectares de terra. As portarias de criação dessas áreas foram publicadas, na quinta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU).
Trata-se dos assentamentos Três de Maio/Santa Rita, situado no município de Paulo Afonso, que disponibiliza 69 lotes, em um total de 1,3 mil hectare; Fazenda Varzinha e Outras, localizado em Canudos, com 3,3 mil hectares e capacidade para 50 famílias; e Caracas, que fica no município de Sento Sé e ofertará 10 lotes, em 674,2 hectares.
Caatinga
As três áreas de reforma agrária estão no bioma da Caatinga, na região Semiárida do estado. Elas têm potencialidades para criações de corte, como cabras, ovelhas e gado. Também podem desenvolver a agricultura de subsistência. O Três de Maio/Santa Rita está apto para a implantação de sistema de irrigação.
Passos seguintes
Após a criação, o passo seguinte é a abertura do edital para a seleção de famílias. Ainda não foi decidida a data desta etapa para os assentamentos criados nesta quinta-feira.
Atualmente, o Incra na Bahia possui 14 editais de seleção de famílias com inscrições abertas ou datas próximas de abertura, que irão assentar 427 famílias. Além disso, há três editais com inscrições encerradas, em fase de análise das pontuações dos candidatos, que oferecem 281 vagas em lotes da reforma agrária. As informações são de assessoria.