Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Confira a diferença entre transplante e implante de coração artificial de Faustão e MC Marcinho

Faustão e MC Marcinho esperam na fila do SUS por transplante de coração | FOTO: Reprodução/Arquivo Pessoal |

O apresentador Fausto Silva, carinhosamente conhecido como Faustão, está internado com insuficiência cardíaca grave e precisa de um transplante de coração. Por sua vez, o cantor MC Marcinho, que sofre com cardiopatia e doença renal crônica, realizou um implante de coração artificial.

Nos dois casos, os pacientes precisam de um novo órgão para sobreviver. A diferença é que no caso do implante, o paciente recebe um coração artificial, enquanto que no transplante, recebe o órgão de um doador humano. Mas qual é, afinal, a diferença entre os procedimentos?

Implante de coração artificial
Nesse caso, o paciente passa por uma cirurgia para instalar um Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV) para o bombeamento de sangue do coração. Ou seja, um suporte mecânico no lugar do órgão.

O procedimento não é muito comum no Brasil, pois precisa de tecnologia de ponta, uma equipe de especialistas bem treinados na técnica, além de apresentar um custo muito alto. O equipamento dura de três a quatro meses.

Transplante de coração
Já no transplante de coração, o paciente recebe um novo órgão de um doador. O processo é mais complicado, pois é necessário achar alguém compatível. Hoje, no Brasil, há 386 pessoas à espera de um coração novo.

Diferença dos procedimentos
A gravidade dos casos é o que vai determinar qual procedimento deve ser feito. Em algumas situações, há pacientes que não podem receber o transplante de coração, seja por idade avançada, hipertensão pulmonar fixa, comprometimento de outros órgãos ou incompatibilidade com os receptores.

No caso de MC Marcinho, o cantor recebeu o implante de coração artificial devido a uma parada cardíaca de 14 minutos no dia 10 de julho. Porém, ele também contraiu uma infecção generalizada no dia 22 de julho, o que compromete outros órgãos e o impede de realizar o transplante de coração, tornando-o inativo na fila de espera. O funkeiro sofre com diabetes e insuficiência renal, além da falência cardíaca.

Já Faustão, apesar do quadro também ser de insuficiência cardíaca, o apresentador ainda está fazendo uso de medicamentos e do processo de diálise, que remove resíduos e excesso de líquidos do corpo quando os rins não estão funcionando de maneira adequada. Por ainda haver outros métodos de tratamento, Fausto Silva ainda pode esperar pelo transplante sem que antes tenha que fazer a implementação de um coração artificial.

Como funciona o coração artificial?
O órgão artificial usado em MC Marcinho funciona através de duas bombas, uma responsável por levar o sangue para dentro da circulação pulmonar, onde é oxigenado; e outra que realiza a distribuição do sangue por todo o corpo do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 500 milhões de pessoas terão doenças cardíacas, a principal causa de mortes na humanidade, até 2030. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile