Ícone do site Jornal da Chapada

#Tempo: Onda de calor pode manter temperaturas próximas a 40°C no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco até outubro

Prefeitura do município de Formosa do Rio Preto recomenda o resfriamento de áreas para evitar queimadas na região | FOTO: Divulgação |

A região oeste da Bahia e o Vale do São Francisco têm registrado temperaturas próximas de 40°C nesta semana. A informação foi revelada ao g1 nesta quarta-feira (23), pela meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Desde segunda-feira a gente está com as temperaturas elevadas, isso vai se estender por toda a semana. A previsão é de que o estado como um todo tenha uma semana bastante quente e seca, mas de uma forma mais intensa na região oeste e no Vale do São Francisco”, contou a meteorologista.

“Nessa região, no decorrer desta semana, podemos ter valores aí nas casas dos 40° C de temperatura, associados à baixa umidade relativa do ar”. Segundo Cláudia Valéria, é comum a região registrar temperaturas elevadas, neste período do ano, principalmente no mês de setembro.

“Muitas vezes acontece de serem registradas até a primeira quinzena de outubro, porque é o final do período seco na região”, explicou. De acordo com a meteorologista, o oeste baiano está há mais de 120 dias sem ocorrências de chuva, o que é considerado normal, também por causa do período seco da região.

“Sempre no final do período seco, a gente tem essas elevações de temperaturas, com uma massa de ar mais seca, que prevalecerá nessa semana. Acaba elevando mais do que é normal para a região, ficando mais quente e com baixa umidade relativa do ar”, apontou Claudia Valéria, que informou ainda que se tratam de situações recorrentes, anualmente, nessa região, durante esse período do ano.

O município de Ibotirama registrou 38,7°C nessa segunda-feira (21) | FOTO: Divulgação |

A maior temperatura registrada, onde o Instituto Nacional de Meteorologia tem pontos de coletas de dados na Bahia, nesta semana, foi em Formosa do Rio Preto, com 39,7° C na terça-feira (22). Um dia antes, o município chegou a 39,6° C. Por conta do calor na região, a prefeitura tem feito constantes trabalhos de combate, prevenção e monitoramento dos focos de incêndio. Entre as ações estão a construção de aceiros, que são “faixas de terra ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação”.

Também na segunda-feira (21), conforme Cláudia Valéria, Ibotirama, cidade que também fica no oeste do estado, registrou 38,7° C. “Essas temperaturas entre 37 e 39 estão sendo frequentes na região oeste e Vale do São Francisco baiano”, avaliou.

Veja abaixo algumas das maiores temperaturas registradas até as 15h de terça-feira (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

🌡️ Bom Jesus do Piauí (PI): 40,0°C

🌡️ Pium (TO): 39,9°C

🌡️ São Miguel do Araguaia (GO): 39,8°C

🌡️ Santa Rosa do Tocantins (TO): 39,7°C

🌡️ Formosa do Rio Preto (BA): 39,7°C

O que está provocando essa onda
O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, diz que a grande massa de ar quente e seco que está sob o Brasil eleva as temperaturas em todas as regiões do país e alerta que esse calor excepcional é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com as mudanças climáticas globais.Jornal da Chapada com informações do Portal G1

Sair da versão mobile