Comentando sobre a possibilidade do retorno da contribuição sindical obrigatória para os trabalhadores brasileiros, extinta com a reforma trabalhista de 2017, o vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PTB) afirmou que a medida cogitada pelo presidente Lula (PT) irá prejudicar o bolso do trabalhador.
“Na promessa era picanha e cervejinha para os pobres. Na realidade é a volta do imposto sindical três vezes maior que o extinto. Lula não cansa de prejudicar o bolso do trabalhador”, disse o edil, nas redes sociais.
Pela proposta, seria estabelecida uma taxa fixa de 1% do rendimento anual do trabalhador, a ser descontada diretamente na folha de pagamento. O percentual corresponde a três dias e meio de trabalho, segundo especialistas, o que, na prática, triplicaria o tempo de trabalho praticado até 2017, quando o desconto era equivalente a um dia. Há ainda a possibilidade de cada sindicato fixar uma alíquota compulsória a ser paga por sindicalizados e não sindicalizado.
Hoje, a lei permite que cada trabalhador peça para não pagar a taxa negocial, assim como a contribuição sindical. O plano do governo e das centrais é acabar com essa possibilidade de se eximir individualmente da contribuição. As informações são de assessoria.