Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Vídeo feito na China com raro flagrante de nuvens mammatus se torna viral

Com o sol baixo no céu, as protuberâncias das nuvens mammatus ficam mais evidentes (Foto: YouTube/Gaia News/Reprodução)

Nuvens do tipo mammatus (parecem “mamas” no céu) foram observadas no último dia 19 de agosto nos céus da província de Hubei, na China. Vídeos do fenômeno meteorológico foram compartilhados nas redes sociais e logo se tornaram viral.

Apesar de ser algo curioso, muitos internautas se mostraram preocupados porque esse tipo de nuvem geralmente indica que uma forte tempestade está a caminho.

Segundo o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, o Met Office, as nuvens do tipo mammatus são incomuns e, geralmente, formadas em associação com grandes cumulonimbus.

“Normalmente, a turbulência dentro da nuvem cumulonimbus causará a formação de mammatus, especialmente na parte inferior da protuberância, à medida que ela desce rapidamente para níveis mais baixos. Isto inverte o processo habitual de formação de nuvens de crescimento ascendente, criando uma base de nuvens desigual”, explica o site do serviço britânico.

Como as nuvens cumulonimbus são associadas a tempestades, devido à sua enorme massa de ar instável, as mammatus podem representar risco de granizo, chuva forte e relâmpagos. “Se o ar estiver frio o suficiente durante o inverno, podem produzir neve. Às vezes, as mammatus podem se formar em tipos de nuvens que não produzem chuva, embora isso seja muito menos comum”, explica o Met Office.

A palavra mammatus vem do latim “mamma”, que significa “úbere” ou “seio”. A aparência desse tipo de nuvem é marcante, especialmente quando o sol está baixo e suas protuberâncias ficam mais evidentes, como foi o caso do fenômeno registrado na China. As informações são do site trendsbr.

Sair da versão mobile