Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Chuva não ofusca o brilho do desfile cívico e cultural de Itaberaba; tema uniu educação, inspiração e construção da cidadania

7 de Setembro movimenta cultura em Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

Foi um 7 de Setembro atípico no portal de entrada da Chapada Diamantina. Nem a chuva atrapalhou o brilho do desfile cívico e cultural de Itaberaba, que este ano teve o tema ‘Escola como Espaço de Inspiração e Construção da Consciência Cidadã’. O público ficou até o final das atividades para assistir a evolução das fanfarras da casa e convidadas.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), acompanhado do vice-prefeito, David dos Anjos (Avante), da primeira-dama, Suzana Matias, e de outras autoridades civis e militares (a exemplo, do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Itaberaba, tenente-coronel Aroldo Pires) deram início, na manhã desta quinta, às celebrações do 7 de Setembro do município chapadeiro.

“O desfile, além de comemorar os 201 anos de Independência do Brasil, este ano inova ao apresentar para nossa comunidade um tema importante que é a ‘Escola como Espaço de Inspiração e Construção da Consciência Cidadã’. Estava tudo muito bonito, estão de parabéns, nossos estudantes, professores, diretores, coordenadores, enfim, toda comunidade escolar”, destaca o prefeito Ricardo.

1 / 11

As festividades em homenagem ao dia da Pátria começaram por volta das 8h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itaberaba ao som do Hino da Independência. “Parabéns a todos que compõem a nossa rede municipal de ensino, apesar da chuva, o desfile mobilizou todas as escolas para comemorar nossa independência, o país que temos hoje é fruto de muitas mãos, muitas lutas e muito trabalho”, ressalta o vice-prefeito David dos Anjos.

Na sequência, o prefeito, o vice e o representante do comandante do 11º Batalhão de Policia Militar de Itaberaba (coronel Marcelo Pinto), o tenente-coronel Ribeiro, desfilaram juntos em um carro aberto ao longo da Avenida Ruy Barbosa, concentrando-se em Palanque na Praça JJ Seabra, de onde assistiram a evolução do desfile cívico cultural com a participação de escolas que trabalharam o tema ‘A Escola como espaço de inspiração e construção da consciência cidadã’.

Na oportunidade, os estudantes da rede pública da sede e da zona rural deram uma aula pública com o objetivo de conscientizar sobre a importância do ser humano na transformação do mundo em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza. A criatividade tomou as ruas, sendo o desfile dividido em três partes. ‘O início da vida no planeta Terra’, trazendo como abre alas o carro alegórico ‘Equilíbrio’, que retratava o início da vida no planeta e foi apresentado por meio da Secretaria Municipal de Educação.

‘O homem perde o caminho também é parte do desfile’, em que foi mostrado o início do desequilíbrio na natureza. Teve ainda o ‘Preservar é preciso’, em que foi demonstrada a importância da preservação da nossa biodiversidade, evitando o desequilíbrio ambiental, grande responsável pelas variações climáticas do planeta.

Bonito de se ver foi a evolução da fanfarra da cidade, a Fanfarra Estudantil de Itaberaba (Fanedi), e de mais três fanfaras convidadas: fanfarra do município de Gandu (Fanjuca); fanfarra do município de Amaragosa e a de Salinas das Margaridas.

Vale ressaltar que a chuva do momento não tirou o brilho da aula pública. O público ficou até o final do desfile, que é também um resgate das administrações do prefeito Ricardo Mascarenhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comandada pela pedagoga Nogma Britto.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas