Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Inundações em Nova York causam interrupções parciais no metrô devido às fortes chuvas

O Aeroporto de La Guardia anunciou que todos os acessos ao Terminal A estão "atualmente fechados" | FOTO: Divulgação |

As fortes chuvas que caíram durante a noite de quinta para sexta-feira (29) no nordeste dos Estados Unidos inundaram estradas em Nova York e paralisaram parcialmente metrôs e aeroportos.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência para Nova York, Long Island, ao leste da cidade, para o Vale do Hudson, devido às “precipitações extremas que estão sendo observadas”, segundo anunciado na rede social X (ex-Twitter).

Imagens divulgadas por jornalistas da AFP, meios de comunicação locais e redes sociais mostravam veículos circulando com dificuldade em estradas inundadas, ou mesmo completamente bloqueadas pela água, que chegava até o nível das janelas dos automóveis.

Várias estações da gigantesca rede de metrô da metrópole foram parcialmente inundadas, e várias linhas centrais estão fechadas no Brooklyn. “Continuamos retirando água dos trilhos nas estações de Brooklyn e Manhattan”, informou a conta oficial do metrô de Nova York no X, antigo Twitter.

O Aeroporto de La Guardia anunciou que todos os acessos ao Terminal A estão “atualmente fechados”.

Em e-mail enviado para seus eleitores a deputada democrata de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, disse que entre 50 mm e 120 mm de chuva caíram nos bairros de Manhattan, Queens e Brooklyn, e mais 25 mm a 70 mm de água ainda eram esperados, dependendo das áreas.

De acordo com o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, as fortes chuvas são causadas por um sistema de baixa pressão que se estende ao longo da costa do Atlântico médio e atrai ar úmido do oceano, “produzindo áreas de fortes chuvas nas regiões do norte e do leste”.

Em setembro de 2021, o furacão Ida matou 13 pessoas apenas na cidade de Nova York, a maioria presas no porão de casas antigas transformadas em apartamentos em uma cidade que atravessava uma grave crise imobiliária. As informações são do portal r7.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas