Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Parque Municipal da Muritiba já recebeu mais de 40 mil visitantes no primeiro ano de monitoramento ambiental

Parque Municipal de Muritiba é um dos patrimônios naturais da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/ Janoo |

O primeiro ano de monitoramento do Parque Municipal da Muritiba, o principal destino turístico de Lençóis, na Chapada Diamantina, revelou números impressionantes, com um total de 41.060 visitantes explorando suas cachoeiras deslumbrantes, poços refrescantes, mirante, belas formações geológicas e as históricas tocas de garimpeiros que compõem essa preciosa área de conservação ambiental e cultural.

Localizada em área urbana, a unidade de conservação é um motivo de orgulho para os moradores, pois protege o patrimônio natural e cultural da região. Além de ser a única fonte de água para a cidade, também é o principal local de lazer para moradores e visitantes, desempenhando um papel importante no desenvolvimento econômico da comunidade.

Através da parceria com associações locais de condutores de visitantes, foram cadastrados 223 guias e condutores que trabalham diariamente no Parque da Muritiba, e que são indicadores do impacto social e geração de emprego e renda que essa Unidade de Conservação representa para Lençóis.

O parque existe legalmente há mais de três décadas, mas somente em 19 de setembro de 2022, iniciaram-se as operações de monitoramento ambiental dentro de sua área. Essas ações visam atender a um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Prefeitura de Lençóis, responsável pela Unidade de Conservação, e o Ministério Público, com o propósito de garantir a proteção do patrimônio ambiental.

Dados revelam o crescente número de visitantes na região | FOTO: Divulgação |

Uda Ribeiro, a atual chefe do parque, destacou que tanto os moradores locais quanto os visitantes estão cada vez mais conscientes da importância de preservar o Parque da Muritiba. “É um esforço diário, mas a população e os turistas estão reconhecendo e preservando a riqueza deste local graças aos esforços principalmente dos monitores ambientais”, salienta.

Além disso, o monitoramento permitiu medir o fluxo turístico em Lençóis. De acordo com a plataforma Janoo, usada para a gestão da visitação, o parque registrou uma média de 122,34 visitantes por dia, com o dia de maior fluxo sendo 19 de fevereiro de 2023, com 623 visitantes.

Satisfação dos Visitantes em Destaque:
Durante o primeiro ano de monitoramento, uma pesquisa de satisfação foi conduzida por meio da plataforma Janoo de gestão de visitação turística, obtendo um total de 752 respostas. Os resultados são promissores, com 91,89% dos visitantes recomendando o Parque da Muritiba como um destino imperdível.

Além disso, a pesquisa gerou centenas de sugestões valiosas que estão sendo avaliadas com o auxílio da inteligência artificial. Essas sugestões serão usadas para orientar a gestão do Parque em futuras ações, com o objetivo de proporcionar experiências transformadoras e um impacto positivo por meio do turismo.

Lucas Miranda, chefe de Tecnologia da Janoo, comentou que “as Unidades de Conservação desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na preservação dos recursos naturais. Esses indicadores auxiliam a tomada de decisões e a implementação de políticas eficazes”.

A plataforma ainda permite a coleta de dados valiosos sobre a satisfação dos visitantes, fornecendo insights importantes para aprimorar a experiência turística, promover o desenvolvimento econômico e preservar a natureza. Tudo isso contribui diretamente para a conservação da biodiversidade, a promoção da educação ambiental, o manejo adequado das áreas de conservação, o cumprimento da legislação ambiental vigente, o monitoramento ambiental contínuo e, por fim, o avanço do desenvolvimento sustentável.

Com um cenário encantador e compromisso com a preservação ambiental, O Parque Municipal da Muritiba continua a ser um ponto de destaque em Lençóis, atraindo diversos turistas e fortalecendo a comunidade local. Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a área ecológica, basta acessar o site Janoo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas