Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Poço Azul encanta visitantes com mistérios subaquáticos, águas cristalinas e conexão com a natureza em Nova Redenção

Poço Azul é um dos destinos turísticos mais visitados em Nova Redenção | FOTO: Guia Viajar Melhor |

Famoso por suas águas em tom turquesa e grandes rochas com formatos variados, o Poço Azul, localizado em Nova Redenção, é o destino perfeito para toda a família. o local oferece uma experiência única para as pessoas que desejam realizar uma completa conexão com o que a natureza possui de mais belo e misterioso.

Em alguns períodos do ano e somente por algumas horas do dia, o sol adentra a gruta, criando um feixe de luz que incide nas águas de azul cristalino, proporcionando um espetáculo verdadeiramente magnífico. No fundo do Poço Azul, camuflado entre a matéria decantada, repousa um depósito de fósseis da megafauna que habitou a América do Sul durante o Pleistoceno, entre 2 milhões e 10 milhões de anos atrás.

Em 1997, o cinegrafista subaquático Túlio Schargel teve um encontro inesperado com um fóssil de dimensões inimagináveis para a época contemporânea. A descoberta revelou-se ser a costela de uma preguiça gigante. Oito anos depois, em 2005, Túlio regressou ao mesmo local, agora com a intenção de explorar mais profundamente a vida desses enormes herbívoros.

A água azul turquesa é um dos principais atrativos do Poço Azul | FOTO: Reprodução: Tripadvisor |

Na expedição, Túlio se fez acompanhar por uma equipe de respeitados paleontólogos, composta por Castor Cartelle Guerra, da PUC de Minas Gerais, Mauro Chagas, curador do museu da mesma instituição, François Pujos, um pesquisador francês especializado em preguiças gigantes dos Andes, e Gerry de Iuliis, um experiente pesquisador canadense na área. No fundo do Poço Azul, encontraram um verdadeiro tesouro subaquático: quatro distintas espécies de preguiças gigantes.

Além disso, foram desenterrados fósseis de mastodontes, criaturas do tamanho de elefantes asiáticos, assim como os vestígios de um pampatério, uma espécie de tatu gigante que podia atingir até três metros de comprimento. E ainda, os cientistas encontraram fósseis de texodontes, herbívoros imponentes, comparáveis em tamanho aos rinocerontes.

Queridinho dos turistas
Desde 1994, quando abriu as suas portas aos viajantes, o Poço azul tem acolhido turistas de todo o mundo, atraídos pelas águas azuis de temperatura agradável, que se estendem por cerca de 60 metros e atingem uma profundidade de aproximadamente 18 metros.

O valor da entrada no Poço Azul inclui um colete para flutuação, o que significa que mesmo se você não souber nadar, não há problema. Além disso, guias fornecem máscaras de mergulho para que os visitantes contemplem o fundo do poço, uma das atividades mais aguardadas procuradas no local.Jornal da Chapada com informações do portal Trilheiros Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas