Ícone do site Jornal da Chapada

#Guerra: Israel mata dois palestinos em meio a cessar-fogo, diz agência

Fumaça encobre o vilarejo de Beit Hanoun, no norte de Gaza, após um ataque aéreo israelense em 22 de novembro de 2023 | FOTO: Reprodução/ Veja (Getty/Getty Images) |

Soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) mataram dois palestinos e feriram outros 11 dentro da principal zona de combate no norte de Gaza, de acordo com a agência de notícias AP. Se confirmado, o incidente violaria o cessar-fogo acordado entre os israelenses e o Hamas, que entrou em vigor nesta sexta-feira (24).

As FDI ainda não comentaram sobre o caso. A reportagem da AP afirmou que um de seus jornalistas viu dois corpos, bem como os feridos, chegando a um hospital na cidade de Deir al-Balah, na metade sul de Gaza. Os feridos foram baleados nas pernas.

Os disparos ocorreram horas depois dos militares israelenses orientarem que qualquer palestino ainda no norte de Gaza deixasse a região, em direção ao sul, imediatamente, e que aqueles já na porção sul do território não tentassem voltar às suas casas durante a pausa nos combates. Antes do início da trégua, o exército lançou panfletos para a população palestina dizendo que regressar ao norte era proibido e perigoso.

Apesar disso, desde que o cessar-fogo de quatro dias entrou em vigor na manhã desta sexta-feira, centenas de palestinos foram vistos tentando ir em direção ao norte de Gaza.

Os militares disseram que responderam ao movimento de avanço para o norte com medidas de dispersão de motins. Testemunhas afirmaram que as soldados israelenses abriram fogo contra os palestinos em alguns casos. As informações são do site Veja.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas