Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Oito cidades baianas estão entre as dez que registraram menores umidades no Brasil nas últimas 24h

Esse índice de umidade se aproxima da média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. | FOTO: Reprodução metereologiaenred.com |

Oito das 10 cidades do Brasil com menores umidades, nas últimas 24h, são baianas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns municípios registraram 11%, um índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico. Quatro cidades do estado lideram o ranking.

Esse índice de umidade se aproxima da média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. Nele, a umidade relativa do ar fica em torno de 12%. Em contrapartida, o nível ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade fique por volta de 60%.

Cidades baianas registram as quatro menores umidades do Brasil nas últimas 24h | FOTO: Phael Fernandes / g1 BA |

Apesar das baixas umidades, nenhuma cidade baiana teve algum tipo de alerta emitidos pelo Inmet. As quatro cidades que registaram menores umidades ficam espalhadas por diversas regiões do estado. Confira:

1️⃣ Ibotirama, no oeste da Bahia – 11% de umidade
2️⃣ Piatã, na Chapada Diamantina – 11% de umidade
3️⃣ Remanso, no norte da Bahia – 13% de umidade
4️⃣ Brumado, no sudoeste da Bahia – 14% de umidade

Veja quais são as outras quatro cidades baianas no TOP 10 das que registraram menores umidades nas últimas 24h:

6️⃣ Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia – 15% de umidade
8️⃣ Irecê, no norte da Bahia – 16% de umidade
9️⃣ Barreiras, no oeste da Bahia – 18% de umidade
🔟 Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia – 18% de umidade

Segundo o Inpe, a baixa umidade registrada na Bahia é resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que foi provocado por um vórtice ciclônico de altos níveis, que aproxima a massa de ar seco par as áreas que ficam mais próxima de seu centro.

Cidade de Barreiras, oeste da Bahia | Foto: Rodrigo Ribeiro e Leonardo Carvalho — Foto: Divulgação/Acervo |

Temperaturas na Bahia
No dia 8 de outubro, a cidade de Ibotirama registrou a temperatura mais alta do Brasil, conforme apurado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na ocasião, os termômetros marcaram 40,8ºC, com sensação térmica de quase 42ºC.

Nesta terça-feira (28), a temperatura máxima na cidade pode chegar a 41ºC. A previsão para a semana se mantém nesta média, com máximas variando entre 39ºC e 41°C. Confira temperaturas máximas de outros municípios:

Feira de Santana34ºC nesta terça-feira e pode chegar a 36ºC ao longo da semana;

Barreiras39ºC nesta terça-feira e pode chegar a 40ºC na quinta (30). A partir de sexta-feira, a temperatura máxima cai e chega a 32ºC no sábado (2).

Juazeiro37ºC nesta terça-feira e pode chegar a 38ºC ao longo da semana.

Vitória da Conquista35ºC nesta terça-feira e pode chegar a 36ºC ao longo da semana.

Em Salvador, tudo indica que a semana será de praia, com temperaturas máximas variando entre 33ºC e 34ºC. Há possibilidade apenas de pancadas de chuva, mas o sol deve prevalecer. As informações são do g1.

Vista área da praia de Ondina, em Salvador | FOTO: Divulgação/Rymer Leilões |

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas