Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Rio de Contas completa 300 anos de fundação sendo o tesouro arquitetônico da Chapada Diamantina

Conjunto arquitetônico colonial é destaque em Rio de Contas | FOTO: Montagem do JC |

Com 300 anos de fundação, completados em 27 de novembro, Rio de Contas foi a primeira cidade planejada do Brasil. O município surgiu como um centro de mineração de ouro, mas logo cresceu e se tornou a verdadeira Capital Regional, tendo atualmente cerca de 15 mil habitantes e sendo um dos principais destinos do ecoturismo do estado.

Rio de Contas ‘nasceu’ em 27 de novembro de 1723, mas somente em 28 de agosto de 1885, a cidade chapadeira foi emancipada. Entre paisagens naturais e peculiaridades regionais, o município é reconhecido nacionalmente pelo seu conjunto arquitetônico formado por traçados antigos, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980.

Igreja de Sant’Ana em Rio de Contas | FOTO: Reprodução/ Guia Chapada Diamantina |

O conjunto arquitetônico local se destaca por praças e ruas que mais parecem ter saído de um livro colonial, além de monumentos públicos e templos religiosos construídos com pedras. Uma experiência única para aqueles que decidem conhecer a história dessa importante cidade baiana.

Cachoeira do fraga encanta turistas em Rio de Contas | FOTO: Reprodução/ Tripadvisor |

Além do diferencial no aspecto arquitetônico, o município também se destaca por diversas paisagens naturais de tirar o fôlego. Um exemplo é o Pico do Barbado, situado em uma área de preservação ambiental, cercado por uma rica vegetação. Outro atrativo é a Cachoeira do Fraga, com suas águas cristalinas, oferecendo uma paisagem cinematográfica e um ambiente de sossego absoluto.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas