Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Presépio natalino gigante atrai turistas e conta a história da fundação de Rio de Contas; confira aqui

Presépio natalino emerge como um marcante símbolo cultural em Rio de Contas | FOTO: Reprodução |

No município de Rio de Contas, há 35 anos, Dona Vanilde utiliza a sala de sua casa para montar seu presépio natalino em todo mês de dezembro, uma das maiores estruturas monumentais da região chapadeira. Para colaborar na execução dessa tarefa, que demanda cerca de 20 dias, a riocontense conta com o apoio de familiares como o marido Antônio Pereira, os filhos Virgínia Trindade, Antônio Lucas, Emanuel e Luiz Anselmo, os netos Rhian, Arthur e Laura, o genro Théo, e as noras Larissa e Lane.

“Este presépio representa a minha família e minha terra- mãe (Rio de Contas) que eu a coloquei aos pés da Sagrada Família”, explica emocionada a professora aposentada e artesã, especialista em arte sacra, Vanilde Trindade.

Reverenciado como um dos elementos culturais de Rio de Contas, o famoso presépio é uma maquete gigante, com cerca de sete metros de comprimento por três de largura. Estima-se que o ‘estábulo de Belém’ seja um dos maiores do Brasil, tanto em tamanho quanto em riqueza de detalhes e narrativas.

Narrativa histórica
O presépio delineia um cenário sociocultural, antropológico e religioso singular no município de Rio de Contas. Diversas narrativas se entrelaçam, enquanto passado e futuro rompem as barreiras da linha do tempo para coexistirem de maneira harmoniosa dentro do microcosmo criado pela habilidosa artesã.

Para além de sua beleza impecável e dos elementos que narram a história do nascimento de Cristo, o presépio de Vanilde também incorpora a fundação do município; a passagem da Coluna Prestes por Rio de Contas; o período em que a cidade era iluminada por luz elétrica, proveniente de uma usina hidrelétrica própria; eventos esportivos como o Rally Raid e o Encontro de Motociclistas; a tradicional festa católica do Corpus Christi; e os Ternos de Reis.

O presépio de Vanilde, reconhecido por sua grandiosidade e beleza, atrai turistas de todo o país durante as festas natalinas. Um livro de assinaturas no local registra a presença dos visitantes, que aproveitam para eternizar o encantamento da obra de arte por meio de fotos e vídeos memoráveis. Jornal da Chapada com informações do portal Em Pauta News.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas