Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Em Ibiquera, festejos em homenagem a São Sebastião são marcados por missa e procissão no Assentamento Munduri

Festejos em homenagem a São Sebastião em Ibiquera | FOTO: Montagem do JC |

Em Ibiquera, os festejos em homenagem a São Sebastião foram realizados com uma missa seguida de uma procissão pelas ruas do assentamento Munduri no último domingo (28). Além de fiéis e devotos do santo, o prefeito Ivan Almeida (Avante) e o presidente do assentamento, Zé de Diogo, também marcaram presença no evento religioso.

Durante as celebrações em louvor a São Sebastião, uma multidão de fiéis emocionados esteve presente, fazendo pedidos e agradecimentos ao santo, demonstrando sua fé e esperança. Enquanto isso, as crianças, vestidas de anjos, caminharam na procissão em reverência ao santo, que também é o padroeiro do assentamento.

O prefeito Ivan Almeida relatou seus pedidos a São Sebastião. “Todos os anos estamos aqui junto com a comunidade agradecendo por estarmos com saúde, com energia pra continuar trabalhando por esse assentamento e também reforçamos os pedidos para que seja um ano bom de chuva, pois com a chuva todos podem plantar e colher e assim terem um ano bom e produtivo, viva São Sebastião”, salienta o gestor.

Zé de Diogo, presidente do Assentamento Munduri, destacou a importância do santo para os devotos. “São Sebastião é um exemplo de fé, coragem e resistência para os cristãos de todos os tempos. Ele nos ensina a sermos fiéis a Deus e a Igreja, mesmo diante das dificuldades e das perseguições. Ele nos convida a sermos solidários com os que sofrem e a lutarmos por um mundo mais justo e fraterno”, comentou.

São Sebastião
São Sebastião, considerado um dos santos mais venerados na tradição cristã, foi um soldado romano martirizado no século III por professar sua fé cristã e defender os cristãos perseguidos. A história narra que, após ser alvo de flechadas por ordem do imperador, Sebastião sobreviveu miraculosamente e, posteriormente, enfrentou o imperador para repreendê-lo por suas ações. No entanto, acabou sendo morto.

São Sebastião é venerado como padroeiro contra pestes, fome e adversidades, e suas imagens muitas vezes o retratam amarrado a um poste ou árvore, aludindo ao episódio de seu martírio. Os milagres atribuídos ao santo incluem curas miraculosas, proteção contra doenças contagiosas e intervenções divinas em momentos de conflitos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas