Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Milhares de soteropolitanos e turistas celebram a Festa de Iemanjá com homenagens, pedidos e presentes

Festa de Iemanjá é celebrada com homenagens e agradecimentos em Salvador | FOTO: Montagem do JC |

Nas imediações da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, milhares de soteropolitanos e turistas se reúnem nesta sexta-feira (2) para celebrar a tradicional Festa de Iemanjá. Reconhecido como um dos festejos mais populares do estado, o evento está celebrando 101 anos de fé e devoção à Rainha das Águas.

Sob o tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, os festejos começaram na noite da última quinta-feira (1°), com entrega do presente no Dique Tororó, às 23h30. Já na manhã desta sexta-feira, foi iniciado o trajeto para a entrega do presente principal, com saída do terreiro de Ilê Oxumarê, na Avenida Vasco da Gama, às 4h30 em direção a Colônia de Pescadores.

1 / 6

Os balaios contendo oferendas para Iemanjá, que incluem espelhos, rosas, bonecas e outros objetos, podem ser entregues até as 16 horas. É nesse momento que os presentes serão depositados no Buraco de Iaiá, preservando assim a tradição de reverência e gratidão à padroeira dos pescadores.

Além das práticas religiosas de homenagens, presentes e pedidos feitos a Iemanjá, a festa ainda possui uma característica particular de reunir o sagrado e o profano. Isso se manifesta através de festas em casas de shows, carros de som ao longo do percurso e bares tocando músicas populares nos arredores das celebrações.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas