Ícone do site Jornal da Chapada

#VivaVerão: Gloria Groove, Ilê Aiyê, Novos Baianos, Olodum e Timbalada; Salvador anuncia pós-Carnaval com 18 atrações na Praça Maria Felipa

Carnaval de Salvador | FOTO: Sérgio Pedreira/Ag. Haack |

A folia do carnaval de Salvador não vai acabar na quarta-feira de cinzas em 2024. A prefeitura da capital baiana lançou, nesta quinta-feira (1°), a 1ª edição do Viva Verão, evento que vai contar com shows gratuitos de atrações como Gloria Groove, Ilê Aiyê, Novos Baianos, Olodum e Timbalada, na Praça Maria Felipa, no Comércio, entre os dias 16 e 25 de fevereiro.

Veja abaixo as atrações do evento: Mariene de Castro, Gaby Amarantos, AYABASS (Luedji Luna, Xênia França e Larissa Luz), Novos Baianos, Timbalada, Márcia Short, Gloria Groove, Malê Debalê, Cortejo Afro, Banda Didá, Ilê Aiyê e o afoxé Filhos de Gandhy, além de participações de Majur, Hiran e o Cortejo Zambiapunga.

De acordo com a prefeitura, o projeto aconteceu porque o carnaval acontecerá mais cedo em 2024, dando mais tempo para a promoção de eventos que enriqueçam a cultura e fortaleçam o turismo na cidade.

Salvador foi apontada como o destino turístico mais desejado do Brasil para 2024, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. A expectativa da prefeitura é de R$ 2 bilhões movimentados na economia soteropolitana durante o Carnaval.

Programação
Os shows acontecerão na sexta (16), sábado (17), domingo (18), segunda (19), terça (20), sábado (24) e domingo (25).

O Viva Verão terá shows solo, participações especiais e apresentações de manifestações culturais como As Ganhadeiras de Itapuã e do Cortejo Zambiapunga, tradicional da cidade de Nilo Peçanha, que abrem o projeto no dia 16.

Ainda na abertura, o maior balé Afro do mundo, Malê Debalê, e Mariene de Castro, com participação da compositora e cantora de ciranda pernambucana, Lia de Itamaracá.

No sábado (17), a drag queen Gloria Groove sobe ao palco da Praça Cairu ao lado do cantor Hiran, além das apresentações do Cortejo Afro e da cantora Majur.

Já no domingo (18), o primeiro bloco Afro do mundo, Ilê Aiyê, faz uma apresentação especial pós-Carnaval, no ano em que comemora seu cinquentenário. E Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor irão emocionar o público com o show dos Novos Baianos.

O Viva Verão segue na terça-feira (20), com uma apresentação única do Olodum. No sábado, a noite é para mostrar a força da música negra feminina que ecoa por Salvador, trazendo as tradicionais percussionistas da Banda Didá, a cantora Márcia Short, com seus mais de 30 anos de carreira, e a volta das AYABASS, projeto das cantoras baianas Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna, criado em 2018.

No dia 25, domingo, o encerramento do Viva Verão, será um encontro de ritmos e culturas. Apresentam-se o afoxé Filhos de Gandhy, a Timbalada e a cantora Gaby Amarantos, trazendo o tecnobrega do Pará e o som “nortestino”, como a mesma destaca.

Veja abaixo a programação completa:

Dia 16 (sexta-feira) – Malê Debalê / Cortejo Zambiapunga / Mariene de Castro part. Lia Itamaracá / As Ganhadeiras de Itapuã

Dia 17 (sábado) – Cortejo Afro / Majur / Gloria Groove part. Hiran

Dia 18 (domingo) – Ilê Aiyê / Novos Baianos

Dia 20 (terça-feira) – Olodum

Dia 24 (sábado) – Didá / Márcia Short / Ayabass (Luedji Luna, Xênia França, Larissa Luz)

Dia 25 (domingo) – Afoxé Filhos de Gandhy / Timbalada / Gaby Amarantos

As informações são do site g1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas