Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Reinauguração da sede do Sinjorba é marcada por reencontros históricos e clima de alegria; confira aqui

Jornalistas e autoridades políticas se reúnem na reinauguração da sede do Sinjorba em Salvador | FOTO: Reprodução |

Em um clima de alegria, marcado por encontros e reencontros históricos de jornalistas de várias gerações, a sede do Sinjorba foi reinaugurada na noite da última terça-feira (16). A entrega do espaço, situado no Edifício Braulio Xavier, na Rua Chile, em Salvador, totalmente reformado e equipado com ar-condicionado, ocorreu juntamente com outras atividades voltadas para a valorização, modernização e fortalecimento do Sindicato.

O evento teve início com o descerramento da placa de entrada do Sindicato, já com a nova marca, que atualiza a imagem do Sinjorba. A mudança foi uma deliberação do Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba), realizado em novembro do ano passado, agora colocada em prática.

O ato simbólico que marcou a reinauguração foi feito com a participação de Kardé Mourão e Alberto Freitas, ex-presidentes do Sinjorba, juntamente com Moacy Neves e Fernanda Gama, respectivamente atual presidente e vice, da atual gestão.

Placa é entregue à família do ex-presidente do Sindicato, Jorge Ramos | FOTO: Reprodução |

Mais uma placa foi apresentada ao público, dando nome à sala principal da sede, numa justa homenagem a um dos fundadores e um dos primeiros presidentes do Sinjorba, Heron de Alencar, cujo compromisso e trajetória de lutas é um capítulo de destaque na história dos jornalistas e do povo baiano.

Ainda na sequência de homenagens, outra placa foi entregue à família do ex-presidente do Sindicato, Jorge Ramos, que nos deixou no início desse mês de abril. A esposa, Aninha e os filhos, Desirree e Diego, receberam a placa das mãos do presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

A programação solene da noite contou também com a entrega à categoria da Biblioteca do Jornalista Baiano, iniciativa que está reunindo o que pode vir a ser o maior acervo da produção de jornalistas da Bahia reunidos em um só lugar, com trabalhos literários, fotográficos e de ilustração. Vários colegas já estiveram no espaço, fazendo doação de seus livros, fotos e charges.

Recebendo a homenagem em vida, lá estava o jornalista Florisvaldo Matos, que passa a emprestar seu nome à biblioteca. A contribuição ímpar de “Flori” para a cultura baiana foi destacada pelo jornalista Rui Espinheira. Ambos foram professores de diversas gerações de profissionais que se encontravam na solenidade de inauguração do espaço.

Jornalista Florisvaldo Matos empresta seu nome à biblioteca do Sinjorba | FOTO: Reprodução |

Sindicato de Luta
O evento marcou, também, o lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas, iniciativa inédita da Fenaj para unir a categoria, em todo o país, em torno da mobilização por melhores salários e condições de trabalho.

Nas presenças do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Maurício Brito, e de Gustavo Abrantes, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o presidente do Sindicato, Moacy Neves, fez questão de reafirmar a principal luta em curso da categoria, pelo restabelecimento da exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional, através da aprovação da PEC 206/2012.

Moacy voltou a destacar, também, a importância da unidade dos jornalistas torno do Sindicato, para “defender a liberdade de imprensa, o trabalho decente e o respeito à categoria, especialmente nestes tempos de fakes news e de tantas mudanças no setor da comunicação”.

Presenças
Além das personalidades já citadas, a reinauguração da sede foi prestigiada pelo presidente da ABI-Bahia, Ernesto Marques; por Milena Leal e Eudes Benício, representando a Secom-BA; por Victor Gurgel (OAB-BA); Raimundo Lopes (Abraspet) e Antonio Suzart (Sinpojud). A todos o Sinjorba fez um agradecimento especial pelo apoio e contribuições que têm dado, no atual momento de resgate e fortalecimento da entidade.

É preciso registrar, ainda, que para concretizar a reforma da sede o Sinjorba contou com a valorosa contribuição do arquiteto Floriano Freaza (autor do projeto), Sinduscon-BA, CNS Instalações & Projetos, ABI-Bahia, Abraspet, entre outras organizações. Agradecimentos foram feitos, também, aos deputados estaduais, que tendo à frente o presidente da Alba, Adolfo Menezes, fizeram doações individuais que permitiram a realização da obra.

Um agradecimento especial foi feito a Nestor Mendes, 2º secretário de administração e finanças do Sinjorba, que esteve à frente da coordenação dos trabalhos desenvolvidos durante a reforma da sede e é um dos idealizadores da Biblioteca do Jornalista Baiano – Florisvaldo Matos.

Jornalistas celebraram a reinauguração da sede do Sinjorba em Salvador | FOTO: Reprodução |

Reconstruir e fortalecer
As mudanças no setor de comunicação e as transformações no mundo do trabalho e no perfil da categoria tiveram forte impacto sobre o Sinjorba, que enfrentou por certo período muitas dificuldades organizativas. Neste momento a entidade passa por uma fase de reconstrução, dando amplitude a suas ações e foco na interiorização, para alcançar maior número de jornalistas, representando-os e defendendo seus direitos.

A diretoria convoca a categoria para se juntar ao Sindicato, fortalecendo e ajudando-o a cumprir seus objetivos. “Precisamos estar unidos e fortes para interferir na realidade de desemprego no setor de comunicação, combatendo os baixos salários, a sobrecarga de trabalho, a perda de direitos e a precarização no exercício da profissão, além da violência e do assédio judicial contra os jornalistas”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que convoca os colegas a se filiarem à entidade e participar das suas atividades e ações. Jornal da Chapada com informações do Sinjorba

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas