Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Feira Agropecuária de Morro do Chapéu registra recorde de público, exposições agropecuárias e diversidade musical

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu movimenta turismo e economia no município | FOTO: Divulgação |

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu 2024 alcançou um recorde impressionante, com mais de 95 mil pessoas, entre moradores locais, agricultores e turistas, reunidos para desfrutar de shows e atividades culturais nos dias 19, 20 e 21 de abril. Além das atrações musicais de sucesso, o evento ofereceu espaço para 100 expositores, incluindo criadores de equinos, caprinos, ovinos e bovinos para corte e produção de leite, juntamente com uma exposição da gastronomia regional, destacando vinhos, queijos, cafés, geleias e outros produtos típicos.

A tão esperada festa reuniu artistas de diversos estilos musicais, destacando a multiplicidade cultural que já se tornou marca registrada do evento. Ao longo dos três dias, se apresentaram no palco principal: Banda Camacan da Brigueira, Eugênio Cerqueira, Mastruz com Leite, Tayrone, Armandinho e os Rubis, Grupo Elas, Elson dos Teclados, Luana Matos, Cavaleiros do Forró, Eduardo Dourado, Emerson Araújo, Garotos do Forró, Karla Maine, Berguinho, Limão com Mel e Tiquinho do Acordeon.

A edição de 2024 não só atraiu cerca de 5 mil pessoas a mais em comparação com a edição anterior, que registrou um público de 90 mil pessoas, mas também gerou um movimento financeiro de R$ 7,5 milhões em negócios, contrastando com os R$ 7 milhões registrados na edição passada.

“Os números deste ano foram muito satisfatórios, com crescimento de público, algo que trabalhamos muito para conseguir. Mais uma vez, divulgamos os produtos de Morro do Chapéu e da Chapada Diamantina, ou seja, demos espaço e oportunidade a quem produz e trabalha pela nossa região, atraindo recursos e gerando emprego e renda”, ressaltou a prefeita Juliana Araújo.

1 / 6

“A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu tem se consolidado, a cada edição, como o mais importante evento do setor na Chapada Diamantina. É fundamental termos esse espaço de intercâmbio, de troca de conhecimentos, de aprofundamento das técnicas que fazem o setor agropecuário avançar e se consolidar como gerador de riqueza no interior da Bahia”, completou Juliana Araújo.

Os produtores rurais e empresários atuantes no setor agropecuário tiveram a oportunidade de explorar as últimas novidades do mercado, incluindo insumos e defensivos agrícolas, máquinas modernas e tecnologias de energia solar. A diversidade também se destacou nas exposições, com 47 estandes dedicados ao agronegócio e à agricultura familiar, além de 40 dedicados aos equinos. Cerca de 80 animais também participaram da Copa da Marcha, agregando mais variedade e interesse ao evento.

A prefeita Juliana Araújo (PDT) ressaltou que o evento não apenas impulsionou o setor agropecuário, mas também fomentou o turismo no município. “Muitas pessoas vieram à cidade pela primeira vez atraídas pelo evento, mas aproveitaram também para conhecer as sete vinícolas em operação em Morro do Chapéu, descobriram a nossa rota enogastronômica e vão sair daqui divulgando os atrativos cearenses para seus amigos e familiares. Sem falar nos serviços de hotelaria, bares e restaurantes, que já se beneficiaram diretamente da feira. É um evento que traz benefícios diversos para a nossa população”, afirmou a gestora.

Festival de Inverno de Morro do Chapéu
A agenda de festas no município está longe de acabar, pois o Festival de Inverno de Morro do Chapéu 2024 terá uma programação musical diversificada, abrangendo estilos que vão do forró à MPB, passando pelo axé, pagode, arrocha, rock e reggae. O evento ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de agosto, oferecendo uma experiência cultural rica e envolvente para todo o público.

O evento contará com a presença de diversos artistas renomados, incluindo o Tarcísio do Acordeon, Caninde, Raí Saia Rodada, Os Clones, Luciana Melo, Lucas Brito, Carinha dos Fluxos, Kevi Jonny, Escandurras, Flor Serena e a Rural Elétrica, Tribo de Jah, Macinho Sensação, Dudu Nobre, Jonas Esticado, É o Tchan, Barão Vermelho e Calcinha Preta.

A prefeita Juliana Araújo prometeu uma festa com diversidade musical para agradar todo o público. “Eu tinha prometido apresentar a grade do festival durante a feira e as pessoas estavam na expectativa. Então agora estamos apresentando uma grade para todos os públicos e gostos, com atrações do samba ao forró e ao rock”, salientou a prefeita Juliana Araújo. Jornal da Chapada com informações do portal Informe Baiano.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas