A nova sede do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) em Itaetê está oferecendo uma gama de serviços, incluindo psicologia, fisioterapia, psicopedagogia, assistência social, monitores e comunicação em Libras. Esta iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, visa promover a inclusão social de pessoas com deficiência no município.
Recentemente, o NAPE passou por uma transformação significativa para melhor atender às necessidades das crianças e adolescentes com deficiências. Houve um investimento substancial em recursos de literatura e equipamentos, bem como a ampliação dos serviços de acessibilidade oferecidos aos alunos.
Os esforços, que incluem a atualização das instalações, a aquisição de novas tecnologias assistivas e o aumento do número de profissionais especializados, têm como objetivo proporcionar um ambiente mais inclusivo e de suporte integral, garantindo que todos os estudantes tenham as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, o prefeito de Itaetê, Zenildo Matos (PSB), destacou a importância das ações de inclusão para pessoas com deficiência. “Uma das prioridades da nossa gestão tem sido promover iniciativas que de fato contribuem para a quebra de preconceitos e o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Esses serviços oferecidos no Nape são fundamentais para que tenhamos uma sociedade cada vez mais inclusiva”, frisou o gestor.
Jornal da Chapada