Ícone do site Jornal da Chapada

#Educação: Taxa de analfabetismo da Bahia é a menor do Nordeste, mas está entre as 9 piores do país

A pesquisa mostrou também que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios baianos | FOTO: Andre Borges/Agência Brasilia |

De acordo com os novos dados do Censo Demográfico de 2022, a taxa de pessoas não alfabetizadas na Bahia registrou uma redução de 18% entre 2010 e 2022. Com isso, o estado teve a menor taxa de pessoas que não sabem ler e escrever no Nordeste. São 12,6% de analfabetos entre as pessoas de 15 anos ou mais na Bahia. Nacionalmente, o estado teve a 9ª pior taxa do país.

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (17/5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registra as taxas de Alfabetização do Censo 2022. Segundo a pesquisa, a taxa de analfabetismo no Brasil é de 7%, e 11.403.801 pessoas com idade de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever no país.

Na região Nordeste, o censo registrou o dobro da média nacional de analfabetismo, equivalente a 14,2%. Os nove estados nordestinos apresentaram as piores taxas, liderados por Alagoas (17,7%), Piauí (17,2%) e Paraíba (16%). Ao menos até aquele ano, a região concentrava pouco mais da metade de todos os analfabetos do Brasil.

A pesquisa mostrou também que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios baianos. Ainda segundo os dados do IBGE, as taxas de analfabetismo no estado caíram para todos os recortes étnico-raciais, entre 2010 e 2022.

Os índices abaixo da média, são liderados por Santa Catarina, onde apenas 2,7% da população não sabia ler nem escrever, no Distrito Federal (2,8%) e Rio Grande do Sul (3,1%). As informações são do site Aratu ON.

Sair da versão mobile