Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Investimento do governo em parceria com a prefeitura de Nova Redenção avança com obras de pavimentação asfáltica e impulsiona crescimento do setor turístico local

Turismo em Nova Redenção tem destaque no primeiro semestre de 2024 | FOTO: Montagem do JC |

Visando promover o bem-estar dos moradores e impulsionar o turismo local, a prefeitura de Nova Redenção, via governo estadual, está executando a pavimentação asfáltica da BA-181 até a comunidade da Peruca. Esta iniciativa já está gerando impactos positivos no desenvolvimento socioeconômico do município, fortalecendo o comércio local e aumentando a satisfação dos visitantes, ávidos por explorar as belezas naturais da região.

Com as obras em andamento, viabilizadas pelo apoio financeiro do governo estadual, os visitantes terão uma maior facilidade de acesso a pontos turísticos de destaque, como o Poço Azul, a Praia da Peruca e o Olho d’Água do Beira Rio, reconhecidos como referências turísticas na Chapada Diamantina.

Observando o avanço das obras, dona Marizete já tem planos para o futuro. “Essa estrada vai ser uma mão na roda pra muita gente! Passei por lá de manhã cedo e já imaginei: os donos das quitandas e bares vão bombar de clientes com o aumento do turismo na área!”, frisou a moradora local.

Poço Azul
Formado por um rio subterrâneo, o Poço Azul é o maior sítio submerso paleontológico do país. No local, foram descobertas mais de 40 espécies de animais pré-históricos. Durante as estações de outono e inverno, os raios solares penetram nas cavernas, criando os famosos feixes de luz azul.

Descoberto em 1920 por garimpeiros que, enquanto caçavam para complementar a alimentação, depararam-se com o poço, o local passou a ser explorado turisticamente em outubro de 1994, quando a Globo veio à Chapada Diamantina para gravar a novela “Pedra Sobre Pedra”. As gravações incluíram cenários como a Lapa Doce, o Morro do Pai Inácio e, por alguma razão, o poço, o que elevou sua fama a nível nacional.

O Poço Azul impressiona os turistas de todo o mundo com suas águas cristalinas | FOTO: Montagem do JC |

Os visitantes também têm à disposição uma infraestrutura completa na área externa do poço, com lanchonetes, lojas de itens artesanais e o restaurante da Dona Alice. Conhecido por seu tempero caseiro e inconfundível, o restaurante conquistou não só os paladares, mas também os corações dos visitantes. “Aqui, preparamos muitas comidas típicas, como cortadinho de mamão, abóbora, pratos com a palma e godó de banana”, destacou a cozinheira.

Praia da Peruca
Uma praia de água doce, que fica no meio da Chapada Diamantina, onde o Rio Paraguaçu abre uma margem de areia com longa extensão. Aqui se pode banhar, acampar. Uma área livre para a prática de diversos esportes na areia e fica localizada a menos de 5km do Poço Azul.

A turista de São Paulo, Kátia Simão, ressaltou os encantos do paraíso ecológico. “Esta é a primeira vez que estou aqui neste cenário natural indescritível e maravilhoso. Só tenho a agradecer a Deus por tudo que estou vivenciando aqui, pois além do local ser deslumbrante, as pessoas são muito acolhedoras, amáveis e de uma simplicidade sem igual”, frisou.

A Praia da Peruca é famosa por sua água doce e por oferecer um ambiente aconchegante para os visitantes | FOTO: Reprodução |

Olho D’água do Beira Rio
Nas imediações do Poço Azul e da Praia da Peruca, escondido entre as margens do Rio Paraguaçu e a densa vegetação, encontra-se um lago a céu aberto de águas cristalinas. Durante os períodos chuvosos, não é recomendado realizar mergulhos devido à presença de uma diversidade de plantas subaquáticas e animais, como peixes e tartarugas. Este ecossistema exuberante e reservado oferece uma oportunidade única para um mergulho revigorante. Jornal da Chapada com informações do documentário Turismo em Nova Redenção.

Sair da versão mobile