Policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis conseguiram desmantelar um garimpo ilegal no município de Oliveira dos Brejinhos, na Chapada Diamantina. A descoberta foi possível graças a denúncias anônimas, que alertaram os policiais militares sobre atividades de extração clandestina de quartzito na localidade conhecida como Vereda.
Na área em questão, os agentes da Cippa Lençóis confirmaram a veracidade da denúncia e conseguiram identificar o responsável pelo garimpo. Ao ser questionado sobre sua participação na atividade ilegal, o proprietário confessou estar envolvido na extração clandestina.
Os policiais ainda localizaram no local um caminhão, duas retroescavadeiras, cinco contêineres e aproximadamente 45 toneladas de quartzito já beneficiado. “O minério pode ser utilizado na siderurgia e no revestimento de projetos arquitetônicos e agora poderá ser leiloado ou doado pela justiça”, revela o major George Porto, comandante da Cippa Lençóis.
Após confessar o crime, o indivíduo foi imediatamente detido e conduzido à delegacia competente da região, onde o caso foi formalmente registrado. Jornal da Chapada com informações do portal Correio.