Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Larissa Luz e Mariene de Castro prometem explorar interseção entre cultura, literatura e música na Feira Literária de Mucugê

Larissa Luz e Mariene de Castro são algumas das atrações da Fligê 2024 | FOTO: Montagem do JC |

Com o tema ‘Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas’, a Feira Literária de Mucugê 2024 terá destaque para a realização de atividades culturais, projetos estudantis, além de apresentações musicais e literárias nos dias 24 a 28 de julho. Neste ano, o evento contará com a participação especial do escritor Itamar Vieira e dos cantores Rubel, Larissa Luz, Mariene de Castro e Roberto Mendes.

O ponto alto da Fligê 2024 será uma conversa literária com Itamar Vieira Junior, autor renomado de obras como “Torto Arado”, e o cantor e compositor Rubel, explorando a interseção entre palavras e música, agendada para o dia 25 de julho às 20h, na Praça dos Garimpeiros. Além disso, o evento contará com shows emocionantes, incluindo a energia contagiante de Larissa Luz no palco, o encantamento de Mariene de Castro e Roberto Mendes com o espetáculo “Maria da Canção”, e a performance única de Luna Vitrolira com “Aquenda – O amor às vezes é isso”.

A programação também incluirá uma apresentação da banda de axé music Filhos de Jorge, conhecida por sua fusão de ritmos que a tornou uma referência no cenário do axé music. Além disso, o evento contará com mesas literárias tradicionais, reunindo escritores, acadêmicos, críticos literários e personalidades do meio cultural.

Mesas literárias
A Fligê 2024 conduzirá suas conversas e mesas literárias explorando o rico acervo literário da produção baiana e mineira, desde obras regionais até reflexões contemporâneas, que são o fio condutor da literatura produzida na Chapada Diamantina e em seus territórios e imaginários, abrangendo tanto a prosa quanto a poesia.

No dia 26 de julho, às 14h, a primeira mesa literária da Fligê 2024 reunirá membros da Academia de Letras da Bahia para discutir o tema ‘Produção literária das Lavras Diamantinas: imagens e relevos da literatura da Chapada Diamantina’. Participarão do debate Décio Cruz, Heloísa Prazeres e Aleilton Fonseca, com mediação de Elton Becker.

No âmbito do evento, serão realizadas diversas mesas e conversas dedicadas à rica literatura da Chapada Diamantina. Entre elas, destaca-se a Mesa “Escritas de Pai Inácio: o rei da Chapada Diamantina”, com os autores Gildeci de Oliveira Leite, Mirandí Oliveira, Jorge Firdauz e Emílio Tapioca, sob mediação de Filismina Fernandes Saraiva. Este debate explorará o imaginário e as histórias em torno desse icônico personagem da cultura local, marcada para o dia 28 de julho às 9h.

A programação também inclui mesas como ‘Retomada da Terra e da Palavra – Juvenal Payayá e a literatura de autoria indígena na Chapada Diamantina’, ‘Literatura e artes plásticas: arquivo literário diamantino e suas formas’, com Marcos Zacariades, ‘Memória e Trilhas das Letras Diamantinas’, com Delmar Araújo, e ‘Páginas Diamantinas: registros das letras diamantinas’, com Micaela Pires, Cajazeiras Ramos, Delmar Araújo, Mô Moreira, mediada por Emílio Tapioca. Haverá também uma série de lançamentos com autores que escrevem sobre a região ou têm vínculos locais. Jornal da Chapada com informações do portal Acorda Cidade.

Sair da versão mobile