As ações japonesas iniciaram a semana em queda, nesta segunda-feira (5), enquanto os temores sobre uma desaceleração econômica nos EUA causou choque no mercado financeiro global.
Segundo o índice Nikkei 225 das principais ações de Tóquio perdeu 4.451 pontos, sendo considerada a maior queda da história. Foram mais de 12% de queda, totalizando 25% de perdas desde o início de 2024.
Em entrevista à CNN, Neil Newman, chefe de estratégia da Astris Advisory em Tóquio, declarou: “Foi uma queda. Parecia 1987”, referindo-se a “segunda-feira negra”, grande queda nos mercados globais e perda de 3.836 pontos em Nikkei.
Em outros lugares do mundo a bolsa também caiu, em Londres, o índice FTSE 100 abriu em 2,3% mais baixo, enquanto o Euronext 100 caiu 3,5%. As bolsas de Taiwan, Coreia do Sul, Índia, Austrália, Hong Kong e Xangai também apresentaram perda.
Nesse cenário as criptomoedas também cairiam. O Bitcoin caiu para cerca de U$50.000, menor nível desde fevereiro deste ano. As quedas ocorreram em decorrência da divulgação de dados fracos sobre a geração de empregos nos EUA, que provocou preocupações sobre a maior economia do globo. As informações são do site Bahia Notícias.