Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Seminários de Mobilização discutem Plano Municipal de Educação em Ibicoara, Iraquara, Itaetê e Marcionílio Souza

Iraquara foi uma das cidades contempladas com o Seminários de Mobilização Sociopolítica | FOTO: Divulgação |

Organizados pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), os Seminários de Mobilização Sociopolítica abrangeram quatro municípios da Chapada Diamantina. Realizados de 6 a 9 de agosto, os eventos contaram com a participação de representantes de escolas, estudantes, familiares, profissionais da educação, gestores públicos e membros da sociedade civil. A iniciativa visou estimular a participação da comunidade na construção colaborativa da política pública municipal de educação.

Em Ibicoara, a atividade ocorreu na última terça-feira (6), seguida por Iraquara, que sediou o seminário na quarta-feira (7). Na quinta-feira (8) e sexta-feira (9), foi a vez de Itaetê e Marcionílio Souza receberem os seminários. Esses eventos fazem parte do Projeto de Educação Continuada, uma iniciativa promovida pelas secretarias municipais de educação em colaboração técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP).

Os seminários reuniram estudantes, profissionais da educação, gestores públicos e membros da sociedade civil | FOTO: Divulgação |

Nos encontros realizados, foram abordados temas cruciais, como o Plano Municipal de Educação (PME), destacando a importância da participação coletiva tanto na sua elaboração quanto no monitoramento contínuo. Além disso, discutiu-se o desafio de assegurar a continuidade das políticas públicas de educação no contexto das eleições municipais, buscando soluções para manter a estabilidade e o progresso educacional apesar das mudanças políticas.

“Temos como propósito fortalecer instâncias de colaboração e participação democrática nos municípios, favorecendo a mobilização sociopolítica da comunidade escolar em torno do debate e avaliação das demandas educacionais tendo em vista a continuidade das políticas públicas. Nosso compromisso é com a Educação”, explica Fernanda Ramos, Diretora de Relações Institucionais do ICEP.

Os seminários visam ainda capacitar as redes de ensino para implementar novas ações de mobilização, com o intuito de fomentar a participação da comunidade na melhoria da educação municipal. “Queremos promover o diálogo entre a avaliação institucional da escola com a avaliação da política pública municipal, mobilizando as redes de ensino a promoverem espaços de participação como fóruns escolares, monitoramento participativo do PME e plenárias de compromissos coletivos com a educação”, frisa Ricardo Berbel, articulador da mobilização sociopolítica junto aos municípios.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile