O município de Ituaçu comemorou seu 127º aniversário de emancipação política com uma série de homenagens à história da cidade e a celebração do Dia do Evangélico – Louvor Ituaçu. O evento foi realizado na Praça Barão do Sincorá e reuniu evangélicos de diferentes igrejas da cidade e da região no último sábado (17).
O evento religioso, organizado pela Comunidade Evangélica de Ituaçu com o apoio do Governo do Estado – Sufotur, incluiu uma cerimônia diversificada. Iniciou-se com uma oração de abertura e a entrada dos casais de pastores que lideram as igrejas evangélicas do município.
A programação também contou com um jogral, uma oração conduzida pelo Pastor Elton e apresentações de coreografia, Ministério de Louvor e grupos de mulheres. A palavra foi ministrada pela Pastora Juliana, e o evento foi encerrado com uma performance de Kellen Byanca e Banda. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny Publicidade.
Conheça a história de Ituaçu
Originalmente habitada pelos índios Maracás e Tapajós, a região às margens do Rio das Contas, conhecida como Brejo Grande, foi explorada por André da Rocha Pinto a partir de 1720. O território, então sob o domínio de Santa Isabel do Paraguassu, foi inicialmente estabelecido como um distrito com a denominação de Brejo Grande ou Vila Agrícola de Nossa Senhora do Alívio do Brejo Grande, e, em 1867, ganhou status de vila.
Em 1897, o município foi elevado à categoria de cidade com o nome de Ituassu. No início do século XX, já era constituído apenas pelo distrito sede. Em 1944, o nome da cidade foi alterado para Ituaçu, que permanece até hoje.