Ícone do site Jornal da Chapada

#IBGE: População brasileira começará a encolher em 2042; Bahia perderá mais de 2 milhões de habitantes até 2070

Brasil atinge 203 milhões de habitantes com envelhecimento da população | FOTO: Tânia Rego/Agência Brasil |

De acordo com uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de 2042, a população brasileira deve começar a encolher. A Bahia está à frente da projeção e deve ter uma diminuição da sua população a partir de 2035.

Vários fatores explicam a diminuição da população, como expectativa de vida e a migração para dentro ou fora do estado, no entanto, o maior causador desta diminuição é a queda nas taxas de fertilidade. Quando a quantidade média de filhos por mulher diminui, a população tende a seguir a mesma tendência.

A Bahia, com uma população atual estimada em cerca de 14,8 milhões de habitantes, deve chegar ao seu pico em 2035, com 14,977 milhões de pessoas e começar a sua decadência, chegando a 12,823 milhões no ano de 2070, o último presente na projeção do IBGE. O Rio Grande do Sul e o Alagoas devem ser os primeiros a apresentar redução deste número, em 2027.

A variação populacional é diferente para cada unidade federativa, no entanto, quase todos apresentam, mesmo que em ritmos diferentes, uma tendência de diminuição, com exceção do Mato Grosso, que até o ano de 2070 não deve apresentar uma redução populacional. Até 2064, todos os estados, menos o MS, terão apresentado uma inflexão no crescimento populacional.

Com estas alterações, a ordem de estados por tamanho também deve mudar. Em 2054, Santa Catarina deve passar o RS e se tornar o estado mais populoso do sul e o sexto do Brasil. Roraima só deve encolher em 2064, e em 2030 deve passar o Amapá e deixar de ser o menor estado do Brasil.

O Mato Grosso deve subir três posições, se tornando o décimo terceiro mais populoso e o Ceará se tornará o segundo estado com mais habitantes da região Nordeste, passando o Pernambuco em 2059.

Outros dados do censo de 2022 apontam que o Brasil teve um crescimento populacional abaixo do estimado após o censo de 2010, apresentando 203 milhões de habitantes. A população também teve um aumento de sua idade média, passando de 29 anos em 2010 para 35 em 2022. As informações são do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas