Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Inema lança campanha de sensibilização sobre escassez hídrica na Bacia do Rio Utinga

O Rio Utinga é essencial para o abastecimento de água da população da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Com o intuito de conscientizar os usuários da Bacia do Rio Utinga sobre a situação de escassez hídrica, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizará, na quarta-feira (11), o lançamento da campanha o Dia do Rio, que inclui orientações sobre a racionalização e uso consciente da água. A ação é promovida em articulação com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) e a Associação dos Agricultores da Bacia do Rio Utinga (AABU).

A bacia hidrográfica formada pelo rio Utinga abrange uma área de 2.969,45 quilômetros quadrados e está situada na porção central do estado da Bahia. Segundo a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, as ações previstas são vitais para o abastecimento e desenvolvimento econômico de diversos municípios da região.

“Estamos implementando uma série de ações para assegurar o uso sustentável dos recursos hídricos, como campanhas de conscientização, monitoramento contínuo das cotas e vazão do rio, e a redução de 25% nas vazões captadas pelos irrigantes. Nossa missão é proteger esse importante manancial, garantindo a água para o consumo humano, a agricultura familiar e o agronegócio, que são a base econômica dessa região”, afirmou a gestora.

Além de anunciar algumas iniciativas de preservação de recursos hídricos na bacia do rio Utinga, a campanha do Dia do Rio tem como objetivo principal a sensibilização dos usuários por meio de uma palestra educativa, além de um dia de campo, quando serão distribuídos materiais com informações e orientações.

O Rio Utinga é responsável pelo abastecimento de grande parte da população dos municípios de Utinga, Wagner, Lajedinho e Andaraí. Percorre, além desses municípios, Lençóis, Nova Redenção e Bonito. Suas águas são usadas para consumo humano e animal e as grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico de toda a região, através da agricultura familiar, agronegócios da agricultura irrigada, pecuária e a piscicultura. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile