Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Unidades de Saúde disponibilizam consultas e exames gratuitos para população masculina em Marcionílio Souza

Em alusão ao Novembro Azul, unidades de saúde oferecem exames gratuitos para os homens em Marcionílio Souza | FOTO: Reprodução |

A Prefeitura de Marcionílio Souza está promovendo serviços de saúde gratuitos para os homens durante todo o mês de novembro. As Unidades de Saúde da Família (USFs) estão oferecendo consultas, exames e outros atendimentos para a população masculina, visando a prevenção e cuidados com a saúde.

A abertura da ação de saúde aconteceu nesta terça-feira (12), na USF do Assentamento Caxá, oferecendo uma série de serviços preventivos à população masculina. Durante o evento, foram realizadas consultas gerais, exames clínicos, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, além de triagens para fatores de risco de câncer de próstata e outras doenças. Também foram coletados exames de sangue para Antígeno Prostático Específico (PSA), juntamente com palestras e orientações sobre cuidados com a saúde dos homens.

Os atendimentos seguirão na quinta-feira (14) na USF Sede, na terça-feira (19) na USF Machado Portela, na quinta-feira (21) na USF Jurandy, no dia 26 de novembro na USF Queimadinhas, e finalizarão no dia 28 de novembro na USF Zení Alencar.

Novembro Azul
A ação voltada para a saúde dos homens faz parte da campanha Novembro Azul, que visa aumentar a conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce. Durante este mês, são oferecidos serviços médicos gratuitos para a população masculina, com ênfase em exames preventivos e orientações de saúde.

O foco principal da campanha é o câncer de próstata, a segunda forma mais comum da doença entre os homens. A iniciativa busca alertar sobre a importância de detectar precocemente os sinais da doença, promovendo a realização de exames, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), que auxiliam na identificação de possíveis complicações e aumentam as chances de tratamento eficaz.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile