Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Inema avança no Plano de Bacia do Paraguaçu com oficinas regionais

Oficinas mobilizam mais de 500 pessoas em seis municípios | FOTO: Ascom/Inema |

Mais de 500 participantes se reuniram nas oficinas de diagnóstico do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nos municípios de Ipirá, Boa Vista do Tupim, Mucugê, Cachoeira, Riachão do Jacuípe, finalizando (04), em Várzea da Roça. Durante as oficinas que iniciaram no dia 25 de novembro, foram debatidos amplamente temas como o uso sustentável da água, a proteção dos ecossistemas e o fortalecimento das políticas de conservação.

O próximo passo será consolidar os dados coletados, garantindo que o documento final atenda às necessidades de todos os envolvidos e fortaleça a gestão de uma das bacias mais estratégicas da Bahia. A Bacia do Paraguaçu abrange 86 municípios e mais de 1,6 milhão de habitantes, com mais de 150 rios. Ela desempenha um papel estratégico tanto no abastecimento de água quanto no desenvolvimento socioeconômico do estado.

| FOTO: Ascom/Inema |

“Esta fase de diagnóstico é fundamental para harmonizar as demandas e soluções identificadas pelos diversos setores e pelas comunidades que dependem diretamente da bacia, promovendo uma abordagem integrada e colaborativa para o futuro da região”, destacou Daniella Blinder, especialista do Inema. Durante as oficinas, informações cruciais foram coletadas para embasar a elaboração do Plano de Bacia (Enquadramento) dos rios.

O Plano de Bacia é mais que uma diretriz técnica. É um compromisso com a sociedade na construção de um futuro equilibrado para as bacias hidrográficas. Fundamentado pelas Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, o plano atua como uma ferramenta estratégica para promover o uso sustentável da água e equilibrar os múltiplos usos, garantindo soluções alinhadas às reais necessidades da região.

| FOTO: Ascom/Inema |

“O Inema, conforme estabelecido pela Lei 12.212, é responsável por acompanhar a implementação dos planos de Bacia, assegurando que as ações promovam a gestão sustentável dos recursos hídricos e contribuam para a preservação do equilíbrio ambiental da região”, explicou Blinder. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile