Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Aeroporto de Lençóis se prepara pra receber grande fluxo de turistas com promoções especiais neste final de ano

O Aeroporto Horácio de Mattos retomará os voos regulares para Salvador a partir de janeiro de 2025 | FOTO: Reprodução |

O Aeroporto de Lençóis se prepara para receber um grande fluxo de turistas neste final de ano, oferecendo voos que conectam a Chapada Diamantina a diversas regiões do mundo. Para facilitar o acesso, promoções especiais já estão disponíveis, tornando a viagem ainda mais atrativa.

Essa é uma oportunidade única para os turistas explorarem as belezas naturais e a rica história cultural de Lençóis. Além das majestosas cachoeiras e trilhas deslumbrantes que encantam os amantes da natureza, a cidade também oferece um mergulho em sua cultura vibrante, marcada por construções históricas, artesanato local e uma gastronomia que valoriza os sabores regionais.

Novidades
A partir de 9 de janeiro de 2025, o Aeroporto Horácio de Mattos retomará os voos regulares para Salvador, conectando a Chapada Diamantina à capital baiana com ainda mais comodidade. Os voos serão realizados às quintas-feiras e domingos, oferecendo horários estratégicos para atender às demandas dos viajantes.

As aeronaves pousarão em Lençóis às 15h40, garantindo tempo suficiente para desembarques tranquilos, e decolarão de volta para Salvador às 16h10. Essa retomada representa um passo importante para o fortalecimento do turismo na região e facilita o acesso de visitantes às belezas naturais e atrativos culturais da Chapada.

Atrativos turísticos

Cachoeira do Sossego
Localizada em Ribeirão do meio, há aproximadamente 3,5km de Lençóis, a Cachoeira do Sossego está inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para chegar até o local, o turista ou habitantes locais precisam seguir por uma longa trilha, com a ajuda de um guia.

O percurso de 14 km, que leva cerca de 6 horas para ser concluído, entre ida e volta, é uma experiência desafiadora, mas extremamente recompensadora. Apesar de exigir preparo físico e resistência, a recompensa ao final do trajeto compensa qualquer cansaço: uma cachoeira de águas cristalinas e geladas, cercada por uma paisagem deslumbrante e única.

As águas cristalinas e geladas são o grande destaque da Cachoeira do Sossego, em Lençóis | FOTO: Reprodução / Tripadvisor |

Parque Municipal Natural da Muritiba
O Parque Municipal Natural da Muritiba foi criado em 1986, com o objetivo de proteger a área recreativa do rio Lençóis, a captação de água da cidade e sua biodiversidade. Todo o passeio é feito em uma média de quatro horas de caminhada por antigas trilhas de garimpos.

Pelo caminho o visitante irá encontrar lindas orquídeas, poços com profundidade de no máximo 1,5 metros, pequenas grutas, minas, mirantes e cachoeiras. Obviamente é melhor ter o acompanhamento de guias ou agências que ofereçam essa trilha.

Parque Municipal Natural da Muritiba é um paraíso cercado de pequenas grutas, minas, mirantes e cachoeiras | FOTO: Reprodução |

Como o percurso é feito em plena natureza é preciso que os turistas tenham alguns cuidados com os animais venenosos, como aranhas e cobras. O nível de dificuldade da trilha é moderado, com caminhada na serra, nas pedras, travessia de rios e pequenas cavernas, em um percurso total de cinco quilômetros.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile