Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga recebe Selo Nacional por avanços na alfabetização infantil em cerimônia em Brasília

Átila Karaoglan e Joyuson Vieira celebraram a conquista do selo e os avanços na educação infantil em Utinga | FOTO: Reprodução |

O prefeito de Utinga, Átila Karaoglan, e o ex-prefeito Joyuson Vieira participaram, na última segunda-feira (10), em Brasília, da cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), destaca os avanços do município na alfabetização de crianças na idade certa.

O selo reconhece as melhorias implementadas na educação infantil de Utinga entre 2021 e 2024, período em que Joyuson Vieira esteve à frente da prefeitura. Durante sua gestão, houve investimentos na valorização dos professores e no fortalecimento da aprendizagem para as crianças.

“O presente e o futuro lastreados em uma história de sucesso. Assim, vamos construindo uma Utinga cada vez mais educada, promissora e vencedora. Somos todos OURO; nesse merecido destaque nacional concedido pelo MEC. A todos que fizerem, fazem e farão a educação pública Utinguense, minha gratidão e meus parabéns!” salientou Joyuson Vieira através de uma publicação em suas redes sociais.

Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, o prefeito de Utinga, Átila Karaoglan, ressaltou o trabalho de Joyuson Vieira para o avanço da educação básica no município. O gestor também afirmou que seguirá investindo em melhorias para fortalecer ainda mais a área.

“É inegável todo o trabalho que o ex-prefeito Joyuson Vieira realizou para fortalecer a educação, especialmente a infantil, com melhorias na infraestrutura das escolas, valorização dos profissionais e a implementação de novos modelos de aprendizagem. Meu compromisso é dar continuidade a esse legado e seguir trabalhando para que Utinga se destaque cada vez mais na área da educação”, destacou.

Premiação
O evento contou com a presença do presidente Lula, do ministro da Educação, Camilo Santana, além de gestores municipais e representantes estaduais. Ao todo, 2.592 municípios foram contemplados na categoria Ouro, 1.062 na Prata e 533 na Bronze.

O reconhecimento destaca a dedicação dos municípios na implementação de políticas e estratégias que garantem a alfabetização infantil em todo o Brasil. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC).

A meta do programa é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, em conformidade com a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Essa iniciativa busca fortalecer a base educacional e garantir o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.

O CNCA também visa recompor as aprendizagens das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, considerando os desafios causados pela pandemia. O foco é ampliar o alcance da alfabetização e reduzir os impactos no processo educacional desse público.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile