O CRAS de Ibiquera está disponibilizando a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que garante às pessoas com TEA o direito à prioridade e ao acesso facilitado a serviços essenciais. A emissão da carteira pode ser solicitada diretamente no CRAS, localizado na Rua Ethevaldo Magalhães Rodrigues, nº 01, Centro de Ibiquera.
Para ter acesso à carteira, é necessário apresentar: RG e CPF da pessoa com TEA, RG e CPF do responsável legal, laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), comprovando o Transtorno do Espectro Autista e contendo o nome completo da pessoa com TEA, além da informação sobre o tipo sanguíneo e uma fotografia no formato 3×4.
A CIPTEA garante uma série de benefícios, como a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Além disso, facilita o reconhecimento dos direitos das pessoas com TEA, promovendo mais autonomia, respeito e inclusão social no dia a dia.
Outro ponto importante é que a CIPTEA funciona como um instrumento oficial de identificação, evitando a necessidade de apresentar laudos médicos constantemente para comprovar a condição. Isso torna o acesso a serviços e benefícios mais ágil e menos constrangedor, fortalecendo a cidadania e garantindo que as necessidades específicas das pessoas com TEA sejam respeitadas em todos os ambientes.
Jornal da Chapada

