Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: APLB de Iaçu promove debate sobre inclusão e práticas transformadoras para pessoas com autismo

O autismo foi o tema central do evento realizado na última sexta-feira (11) na APLB de Iaçu | FOTO: Montagem do JC |

A Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) de Iaçu sediou, na última sexta-feira (11), um evento com o tema “Autismo: descomplicar para transformar vidas”. O encontro reuniu profissionais da educação, familiares e membros da comunidade escolar em uma discussão sobre práticas inclusivas e formas de promover uma melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro enfatizou a necessidade de adotar práticas inclusivas no cotidiano, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral, com o objetivo de romper barreiras sociais e garantir o desenvolvimento pleno de estudantes TEA.

Especialistas ressaltaram, durante as palestras e rodas de conversa, a importância de pequenas adaptações no ambiente físico, na comunicação e nas metodologias de ensino. Foram apontadas medidas simples que podem facilitar a aprendizagem e a convivência dos alunos autistas em diferentes contextos.

Além das adaptações, os participantes destacaram que atitudes sensíveis e respeitosas por parte de educadores, familiares e da comunidade são fundamentais para fortalecer a inclusão e promover a participação ativa das crianças e adolescentes com TEA em todos os espaços.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile