Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Operação do Ministério do Trabalho e Emprego resgata 91 homens em condições análogas à escravidão em Jacobina

Local onde os trabalhadores moravam | FOTO: Reprodução/ Secretaria de Inspeção do Trabalho |

O município de Jacobina, na Chapada Diamantina, foi o foco de uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que resultou no resgate de 91 homens em condições análogas à escravidão. Os trabalhadores, localizados entre os dias 9 e 16 de abril, estavam sendo explorados como quebradores de pedras em duas pedreiras da região, vivendo em condições degradantes e sem acesso a direitos básicos.

Durante a fiscalização, 248 trabalhadores foram abordados nas pedreiras da região, dos quais 118 estavam sem carteira assinada. A fiscalização revelou a irregularidade no vínculo empregatício, evidenciando a ausência de registro formal de trabalho e a precariedade das condições de trabalho enfrentadas pelos trabalhadores.

De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), os trabalhadores estavam expostos a jornadas exaustivas sem a devida proteção, já que não tinham acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs). Essas condições precárias colocavam a saúde e a segurança dos trabalhadores em risco constante.

Ainda segundo a SIT, os trabalhadores viviam em abrigos improvisados, construídos com pedras e cobertos por lonas. As refeições eram preparadas em fogareiros e consumidas no mesmo local onde guardavam suas ferramentas e descansavam.

Durante a fiscalização, que contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF), também foi constatado que os trabalhadores apresentavam hematomas causados por acidentes de trabalho e não tinham acesso a kits de primeiros socorros ou assistência médica. Além disso, recebiam apenas por produtividade, sem ter direito a benefícios básicos, como 13º salário, férias ou descanso remunerado.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile