O prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PSD), e o vice-prefeito, Ronaldo de Souza (Avante), celebraram os primeiros 100 dias da nova gestão com importantes conquistas para o município. Ao longo desse período, foram implementadas melhorias em áreas essenciais como infraestrutura urbana, educação, saúde, segurança e turismo, por meio de projetos que visam promover o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população.
A implementação de ações em áreas-chave e parcerias com os governos federal e estadual tem se consolidado como o principal motor do desenvolvimento socioeconômico de Piatã, promovendo não apenas o avanço da infraestrutura, mas também a melhoria do bem-estar da população. Essas iniciativas têm gerado mais oportunidades de emprego e renda, além de aumentar a visibilidade do setor turístico da cidade.
Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, o prefeito Marcos Paulo destaca a execução de projetos que foram essenciais para a modernização da cidade, ressaltando a importância de aliar o avanço das melhorias à responsabilidade orçamentária, garantindo que o desenvolvimento do município aconteça de forma equilibrada e sem comprometer as finanças do município.
“Nesses primeiros 100 dias da nossa segunda gestão, nosso maior desafio foi respeitar o que já vinha sendo feito e, ao mesmo tempo, olhar para frente. Com compromisso e responsabilidade, mantivemos os projetos em andamento e começamos novas ações que cabem no orçamento e já fazem diferença na vida das pessoas”, avaliou Marcos Paulo.
O prefeito Marcos Paulo ainda destaca que melhorar as condições de vida para toda a população é a principal meta de sua gestão e afirma que novos projetos seguirão promovendo o desenvolvimento da cidade nos próximos meses.
“Ver nossa cidade crescer com dignidade, oferecendo oportunidades e acolhimento a todos, é o que nos move. É isso que continuará guiando cada passo do nosso trabalho nos próximos meses e anos, preparando Piatã para ser uma cidade melhor para se viver — mais justa, mais inclusiva e mais feliz”, conclui o prefeito de Piatã.
Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano
A infraestrutura de Piatã passou por importantes avanços, com a pavimentação da terceira etapa da estrada Felizardo/Bela Sombra e Vereda, além da pavimentação de 20 ruas na sede, com a previsão de alcançar mais de 40. Também foram realizadas melhorias nas rotatórias de entrada da cidade, com pavimentação asfáltica, e diversas estradas vicinais receberam recuperação, como o cascalhamento da estrada que liga Malhada Grande ao Riacho dos Porcos.
O Distrito de Inúbia também foi contemplado com roçadas nas estradas, e, por meio de uma parceria com o Programa Pró-Rodovias do Governo do Estado, diversas outras estradas vicinais foram reformadas. Essas ações refletem o compromisso da gestão em melhorar a mobilidade e a infraestrutura do município, proporcionando mais qualidade de vida para a população e facilitando o acesso às áreas mais afastadas.
Educação
Os estudantes e professores de Piatã foram beneficiados com investimentos em materiais pedagógicos e na melhoria da estrutura escolar. Foram realizadas reformas em 15 escolas e anexos, além da ampliação do CAEEPI, que agora conta com brinquedos inclusivos, horta e reforço no quadro de profissionais. O CAEEPI volante também foi estendido para os distritos de Inúbia, Cabrália e Vaquejador. A Escola Rosalina foi transformada em unidade de tempo integral, e o programa EJA foi ampliado, oferecendo ainda incentivo financeiro.
Além disso, foi criado um cursinho pré-vestibular voltado para alunos de baixa renda, e uma biblioteca ambulante foi implantada para promover o acesso à leitura. A gestão também premiou alunos, professores e diretores pelo desempenho escolar, reconhecendo o esforço e a dedicação de todos no processo educacional.
Agricultura e Meio Ambiente
No campo da agricultura, a gestão priorizou ações que aliam desenvolvimento rural e preservação ambiental, como a aquisição de implementos agrícolas e um trator, a abertura de novos poços artesianos e o aumento nas compras da agricultura familiar.
A implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiou 28 produtores e 5 instituições, enquanto o projeto “Nossa Horta” distribuiu mais de 1.000 kg de alimentos. Também foi iniciado o projeto de produção de sabão com óleo de cozinha usado, além de ações de cuidado ambiental, como podas de árvores em risco, resgate de animais silvestres e fiscalização contra o descarte irregular.
Saúde
Na área da saúde, a gestão realizou importantes avanços, como a aquisição de uma ambulância para o SAMU e o início das obras da UBS Tangará. A adesão ao Programa Saúde na Escola (2025–2026) e a participação no Novo PAC para a construção de novas UBS e CAPS são destaque, assim como a aquisição de novos veículos e ônibus para transporte de pacientes (TFD).
A contratação de novos médicos ampliou o atendimento, e a adesão ao Cofinanciamento para Atenção Básica reforçou as ações de saúde no município. Além disso, foi realizada a 1ª Plenária Popular sobre Saúde do Trabalhador, fortalecendo a participação da comunidade nas discussões sobre saúde.
Assistência Social
A gestão fortaleceu os CRAS de Cabrália e Inúbia, com apoio estadual por desempenho exemplar, ampliando o atendimento a idosos em domicílio nos distritos e implementando o Programa de Benefício Eventual Mulher, voltado para vítimas de violência doméstica. A Cozinha Comunitária passou a atender regularmente 60 famílias, enquanto 63 famílias foram beneficiadas pelo PAA e 35 com cestas básicas do Benefício Eventual. Além disso, foram emitidas certidões de Dignidade Menstrual para mulheres de 350 famílias, e firmou-se uma parceria com a Escola Rosalina para realizar ações do SCFV, promovendo o apoio social e a inclusão.
Segurança e Mobilidade
Para atender à segurança e melhorar a mobilidade da população, foram realizadas ações como a aquisição de uma nova viatura para a Polícia Civil e a instalação de postes de iluminação solar na trilha da Serra de Santana, garantindo mais segurança e conforto para os moradores e visitantes.
Turismo, Esporte e Cultura
Projetos inovadores trouxeram grandes conquistas para os setores de turismo, esporte e cultura em Piatã. A elaboração do projeto São João 2025, junto à estruturação da entrada da Cachoeira do Cochó, visa impulsionar o turismo local. A renovação das cruzes da Via Sacra na Serra de Santana, a presidência da Câmara Técnica do Circuito do Ouro pela Secretaria de Turismo de Piatã e a manutenção no Mapa do Turismo Brasileiro reforçam o compromisso com o desenvolvimento do setor. Além disso, a participação ativa na Agência Integra Chapada, em parceria com o Sebrae, destaca o município no cenário regional.
No esporte, Piatã tem se destacado com atividades como a corrida Altitude Run, torneios, amistosos e o campeonato municipal. Reformas nos espaços esportivos da sede têm melhorado a infraestrutura para os atletas. No turismo, o projeto da 2ª fase do Parque Serra de Santana, que inclui acesso adaptado e a construção de uma guarita, também demonstra o esforço contínuo para promover a cidade como um destino turístico acessível e atraente.
Jornal da Chapada

