Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Oitava edição da Fligê destaca literatura, cultura e promove conexão profunda com a natureza

A Fligê 2025 contará com uma programação diversificada, incluindo oficinas, debates, palestras e atividades voltadas para as crianças | FOTO: Montagem do JC |

Com o tema ‘Literatura: Rios e Matas da Narrativa’, a Fligê 2025 chega à sua oitava edição, consolidando-se como um dos principais eventos literários da Bahia. Realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, a festa vai reunir leitores, escritores, pesquisadores e entusiastas da cultura em uma intensa programação de debates, lançamentos e encontros.

A programação da Fligê 2025 será gratuita e aberta ao público, reunindo mesas literárias, oficinas, lançamentos de livros, saraus, espetáculos e atividades infantojuvenis. As intervenções artísticas terão como foco a valorização da oralidade e a conexão entre literatura, cultura e a vivência com a natureza.

O evento faz parte da rede de feiras literárias da Bahia e vem se firmando como um dos eventos culturais mais importantes do estado. Organizada pelo Instituto Incluso, a iniciativa conta com o suporte da Fundação Pedro Calmon, do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal, reforçando o compromisso institucional com a promoção da literatura e da cultura para toda a população.

Fligê 2024
A Fligê tem se consolidado como uma das principais feiras literárias do país, ao reunir em sua programação grandes nomes da literatura brasileira e proporcionar encontros marcantes entre autores, leitores e pesquisadores. Em 2024, por exemplo, o evento promoveu a primeira participação conjunta de Itamar Vieira Júnior e Célia Tupinambá, durante o lançamento de ‘Salvar o Fogo’, obra mais recente do escritor baiano, já consagrado com o premiado ‘Torto Arado’.

O evento também dedica atenção especial às crianças com a Fligezinha, uma série de atividades pensadas para estimular o gosto pela leitura desde a infância. Oficinas criativas, contação de histórias, espetáculos teatrais e lançamentos de livros infantis compõem essa parte do evento, que busca envolver os pequenos leitores em experiências lúdicas e educativas, fortalecendo o vínculo com a literatura e com o universo da imaginação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile