Ícone do site Jornal da Chapada

#Tecnologia: Windows decreta fim da temida ‘tela azul’; veja como será nova versão

'Tela azul da morte' do Windows | FOTO: Reprodução/Microsoft |

Se você usa Windows, provavelmente já se deparou com a temida “tela azul da morte” (também conhecida como BSOD) — um erro do sistema que faz o computador travar e reiniciar.

Após 40 anos, esse aviso clássico está com os dias contados: a Microsoft vai mudar a forma como essa falha é exibida.

A nova versão terá fundo preto e exibirá a mensagem: “Seu dispositivo apresentou um problema e precisa ser reiniciado”. Com isso, a tela deixa de exibir o icônico “rostinho triste :(” e o QR Code que ajuda o usuário a identificar o problema (veja na imagem abaixo).

Segundo o site The Verge, a empresa anunciou a mudança no início do ano. Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (26), a Microsoft compartilhou mais detalhes sobre a alteração e informou que a nova versão será lançada neste “verão” dos EUA.

“A interface atualizada melhora a legibilidade e se alinha melhor com os princípios de design do Windows 11, preservando as informações técnicas na tela para quando forem necessárias”, explicou a empresa.

A empresa explica que a mudança vai além da nova “tela preta” e afirma que a atualização permitirá recuperar o PC mais rapidamente.

Quando ocorre uma falha que impede o funcionamento correto dos dispositivos, a Microsoft pode enviar atualizações automáticas para corrigir o problema rapidamente, sem que o usuário ou a equipe de TI precise fazer nada manualmente, explicou em comunicado.

As atualizações fazem parte dos esforços da Microsoft para aumentar a resiliência do Windows, principalmente após o incidente com o CrowdStrike no ano passado, que causou a queda de milhões de máquinas pelo mundo, segundo a agência Associated Press. As informações são do g1.

Sair da versão mobile