O concurso ‘Lentes Livres’, lançado pelo Governo da Bahia por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), está com inscrições abertas até o dia 1º de agosto e vai premiar moradores de 45 municípios da Chapada Diamantina. Com valores que variam de R$ 1.500 a R$ 9.000, a iniciativa busca incentivar propostas criativas relacionadas ao turismo, à cultura e ao meio ambiente na região.
Serão selecionadas dez ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Chapada Diamantina. As propostas vencedoras farão parte de um banco de sugestões que será disponibilizado a instituições públicas e privadas interessadas em investir na região. O concurso conta com apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Meio Ambiente (Sema).
Podem participar moradores com idade a partir de 18 anos dos seguintes municípios: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barro Alto, Boa Vista do Tupim, Boninal, Bonito, Caém, Campo Formoso, Central, Dom Basílio, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Ibicoara, Ibipeba, Iramaia, Iraquara, Itaberaba, Itaetê, Ituaçu, Jaguarari, Jacobina, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Pindobaçu, Quixabeira, Rio de Contas, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Souto Soares, Uibaí e Wagner e Xique-Xique, através do site oficial do concurso: lenteslivres.sei.ba.gov.br..
Cada proposta deve ser enviada em dois formatos obrigatórios: um vídeo de até três minutos e um texto em PDF com, no máximo, três páginas. Os materiais devem ser entregues sem qualquer identificação pessoal do autor, garantindo o anonimato e a imparcialidade na avaliação das ideias. Jornal da Chapada com informações do portal Correio.

