Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Rui Costa critica ação de Trump contra o Pix brasileiro e o comércio da 25 de Março

Ministro da Casa Civil, Rui Costa | FOTO: Wagner Lopes |

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, critiou na última terça-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelos ataques a soberania do Brasil. Ele ainda criticou a decisão do governo americano de investigar as transações realizadas por meio do PIX, além do comércio realizado na Rua 25 de Março, em São Paulo.

“Nesse momento que, infelizmente, vivemos uma intromissão absolutamente indevida, não dá para imaginar um cenário onde um presidente de uma das duas maiores potências do mundo está preocupado com a 25 de Março e põe isso em um documento internacional; está preocupado com o meio de pagamento que um país adota e é abraçado por toda a população, empresas, sistema financeiro, que é o PIX”, questionou o ministro.

Rui Costa, tido com um braço de ferro do presidente Lula, ainda disse que o governo brasileiro está unido com a população pela defesa dos interesses nacionais. “É inacreditável algo dessa natureza. A resposta que o Brasil tem que dar é com serenidade, muito diálogo, firmeza, altivez e união do seu povo, porque o Brasil pertence aos brasileiros. Nenhuma outra nação ou líder mundial pode escolher, seja a atividade que vai se dar na 25 de Março, seja o meio de pagamento ou qualquer outra coisa que seja de definição do Brasil. Nós, brasileiros, que vamos definir”, defendeu.

As declarações do ministro foram realizadas durante a cerimônia de anúncio do projeto BR do Mar, que visa estimular o crescimento da cabotagem entre os portos brasileiros. As informações são do site Notícias da Bahia.

Sair da versão mobile