A 7ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (FESTAC) começa sua jornada com a Caravana FESTAC, que levará uma intensa programação formativa e artística a quatro cidades do interior do estado. Lençóis será a primeira parada, de 30 de julho a 10 de agosto, seguida por Jacobina nos dias 25 e 26 de agosto, Euclides da Cunha nos dias 28 e 29 de agosto e Feira de Santana nos dias 30 e 31 de agosto. O objetivo é descentralizar o acesso à cultura, mobilizando estudantes, artistas e comunidades por meio de oficinas, espetáculos, laboratórios criativos e partilhas de processos artísticos.
Em Lençóis, a programação tem como destaque a Mostra Artística do FESTAC, que reunirá ações voltadas à formação e difusão de produções estudantis e coletivas. As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do formulário virtual (https://encurtador.com.br/v9vDL), disponível no Instagram do festival (@festacbahia).
Formações técnicas gratuitas em arte e produção cultural
Nos dias 30 e 31 de julho, duas oficinas abrem a programação de atividades na Casa e Memorial Afrânio Peixoto. Pela manhã, das 8h às 12h, Silara Aguiar conduz a oficina “Mediação Cultural – Acesso, Escuta e Presença”, que apresenta práticas e metodologias de mediação nas artes cênicas, com foco na escuta ativa, na relação com o território e no papel político do mediador. À tarde, das 14h às 18h, Luiz Antônio Sena Jr. ministra ‘Produção Cultural | Mão na Massa – Como transformar uma ideia em um acontecimento artístico?’, abordando as etapas do planejamento cultural, estratégias de execução, captação de recursos e organização de projetos.
As atividades formativas continuam nos dias 7 e 8 de agosto com a Oficina de Elementos Técnicos da Cena, facilitada por Allison de Sá. Com abordagem prática, os participantes terão contato com iluminação, sonoplastia, cenografia, figurino e maquiagem cênica, compreendendo o impacto desses elementos na construção estética e narrativa dos espetáculos.
Todas as oficinas são gratuitas, com 20 vagas cada, destinadas a iniciantes e participantes com experiência. Ao final das atividades em cada cidade, três participantes serão selecionados para integrar, em regime de estágio remunerado, as equipes da Mostra Oficial Festac em Salvador, de 8 a 14 de setembro.
Laboratório de criação e experimentação cênica
Entre os dias 4 e 6 de agosto, o EcoViva, no bairro do Tomba, recebe o Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica, em parceria com o COATO Coletivo. A proposta convida jovens artistas a explorar o conceito de Corpo-Arquivo, utilizando tecnologias da cena — como celulares, projeções e som ao vivo — para construir micro-performances autorais baseadas em experiências corporais e memórias pessoais. As atividades serão conduzidas por Danilo Lima, Mirela Gonzales, Marcus Lobo e Natielly Santos. A culminância ocorre no dia 7 de agosto, com a Mostra Lab.Ex, no prédio do Iphan, às 18h.
Espetáculos gratuitos para todos os públicos
A Caravana também leva ao público de Lençóis e região uma série de espetáculos gratuitos. No dia 5 de agosto, às 14h, será apresentada a peça infantojuvenil A Revolução dos Brinquedos, com alunos do Teatro Colmeia. A montagem revisita o clássico texto de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga (1947), celebrando o brincar como ato criativo e transformador.
No dia seguinte, 6 de agosto, às 18h, a Cia Buffa de Teatro apresenta UAU, espetáculo que mistura palhaçaria, poesia e humor para refletir sobre autenticidade e liberdade diante das pressões sociais. A direção é de Joice Aglae, com atuações de Lucas Oliveira, Milena Pitombo e Luíza Senna.
A programação segue no dia 8 de agosto, às 19h, com a performance de dança Cósmica, da artista Lari Martins. Inspirada na obra da dramaturga Leda Maria Martins, a criação propõe uma vivência poética a partir do tempo espiralar e das tradições afro-brasileiras. Ao final, será realizado um bate-papo com o público.
Encerrando a programação em Lençóis, o espetáculo Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura, do COATO Coletivo, será encenado nos dias 9 e 10 de agosto, às 19h. A obra, que celebra 10 anos de circulação, revisita a história recente do Brasil, articulando memórias do período militar (1964–1985) aos movimentos sociais contemporâneos, em uma abordagem de teatro épico e documental.
Edital do FESTAC segue com inscrições abertas
A Caravana integra o calendário preparatório da Mostra Oficial do Festac, que acontece de 8 a 14 de setembro em Salvador. As inscrições para a Mostra Oficial e para a Mostra de Cenas Curtas estão abertas até 27 de julho, recebendo propostas de todo o país. As cenas selecionadas participarão de mentorias artísticas e receberão ajuda de custo. Os trabalhos devem ter sido criados em contextos estudantis e serão avaliados por critérios como relevância, qualidade e trajetória do grupo.
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no perfil oficial do festival no Instagram (@festacbahia). O Festac Ano 7 é uma realização dos coletivos Coato e Cooxia e conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (Pnab), promovida pelo Governo do Estado da Bahia e pelo Ministério da Cultura.As informações são de assessoria.

