Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde de Lençóis participaram, na última segunda-feira (21), de uma capacitação voltada para a Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF). A ação teve como objetivo ampliar os atendimentos especializados destinados à população que convive com essa e outras doenças raras, promovendo um cuidado mais integral e eficaz.
O treinamento abordou aspectos essenciais da PAF, uma doença genética, progressiva e potencialmente fatal, que compromete vários sistemas do corpo. Durante o encontro, especialistas apresentaram informações atualizadas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e protocolos de investigação, além de discutir a importância dos cuidados paliativos e do fortalecimento da rede de atenção.
A iniciativa foi promovida pela prefeitura de Lençóis, em parceria com o Projeto Dr. Adilson Galvão – Sertão Raras, o Centro de Investigação em Amiloidose do HCFMRP – USP, e empresas farmacêuticas, reunindo profissionais da sede e das comunidades rurais como Volta do Américo, Estiva, Inglaterra, Riachão e Iúna.
Para complementar o trabalho, os especialistas farão visitas domiciliares nos próximos dias para avaliar casos suspeitos na região, reforçando o compromisso do município com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, garantindo maior qualidade de vida aos pacientes.
Jornal da Chapada

