O município de Ibiquera recebeu, na última quarta-feira (24), o encontro regional do Programa de Formação de Educadores do Pacto EJA, promovido pelo NTE-14. A atividade reuniu formadores e formadoras locais do Território do Piemonte do Paraguaçu, com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de trocas de saberes, debates e reflexões.
Durante o encontro, foram abordados os principais desafios da EJA nas realidades municipais, além de estratégias pedagógicas voltadas à inclusão, permanência e sucesso dos estudantes. O evento proporcionou um espaço colaborativo para valorização do trabalho docente, incentivando a construção de práticas educativas mais contextualizadas e voltadas à emancipação dos sujeitos.
A iniciativa integra as ações de formação continuada que buscam qualificar ainda mais o ensino voltado ao público jovem e adulto, reconhecendo a importância da EJA na garantia de direitos e na ampliação de oportunidades educacionais.
O evento também destacou a importância de entender as particularidades de cada estudante e de criar estratégias pedagógicas capazes de superar desafios como a dificuldade de manter a frequência regular, o retorno às aulas após longos períodos afastados e as variadas realidades sociais enfrentadas pelos alunos.
“É com alegria que participamos de um momento tão importante para nossa educação. Valorizar os educadores da EJA é garantir o direito à aprendizagem de muitos que, por diversas razões, não puderam concluir seus estudos na idade certa. Seguimos firmes no propósito de construir uma Ibiquera com mais justiça social, inclusão e oportunidades”, destaca o prefeito Cezar Almeida (Avante).
Jornal da Chapada

