A comunidade do Projeto de Assentamento Rosely Nunes, no município de Itaetê, na Bahia, recebeu a cerimônia de apresentação dos novos brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que atuarão na prevenção e no combate a incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.
O evento, realizado no dia 12 de agosto, reuniu 24 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), além de lideranças comunitárias, gestores ambientais e parceiros locais. Para garantir que o trabalho seja realizado com eficiência e segurança, o Instituto entregou à brigada equipamentos de proteção individual, kits instrucionais e dois veículos 4×4.
A brigada de Itaetê se soma ao esforço coletivo de proteção do Parque Nacional da Chapada Diamantina, da APA Marimbus-Iraquara, do Parque Municipal do Espalhado, em Ibicoara (BA), da Rota das Cachoeiras, em Andaraí (BA), e do Parque Municipal Sempre Viva, em Mucugê (BA).
Contratação de brigadistas
Pela primeira vez, parte dos brigadistas terá contratos de dois anos, garantindo a ampliação das ações preventivas no contexto do manejo integrado do fogo e maior eficiência nas operações, além de estarem aptos para o pronto atendimento em situações de combate. Só nesta modalidade, foram contratados 150 profissionais. Na Bahia, a brigada de pronto-emprego de Barreiras já conta com 15 brigadistas contratados com esse tipo de vínculo. Ao todo, 2.600 profissionais integrarão a força-tarefa do Ibama em todo o país. As informações são de assessoria.

