Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Semana Nacional de Trânsito 2025 destaca importância da redução de velocidade nas vias

Tema deste ano incentiva motoristas a desacelerar | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (17), na sede do Ministério dos Transportes, a Semana Nacional de Trânsito 2025, que neste ano tem como tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tem como objetivo estimular comportamentos mais seguros e responsáveis nas vias, além de incentivar gestores públicos a repensarem os limites de velocidade nas cidades e rodovias.

O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que a escolha do tema foi motivada pelo impacto da velocidade nos índices de acidentes graves e mortes no trânsito.

“Queremos chamar a atenção para a gestão da velocidade, que é um fator de risco significativo para sinistros. É fundamental que autoridades locais avaliem se os limites estabelecidos em suas vias estão adequados ao tipo de uso que elas recebem”, afirmou.

Catão ressaltou que a campanha tem um efeito contínuo e contribui para mudanças estruturais.

“A Semana Nacional de Trânsito mobiliza muita gente e amplia o debate. Os resultados vêm a longo prazo e costumam se traduzir em ações mais concretas relacionadas ao tema definido a cada ano”, completou.

Programação da semana

A Semana Nacional de Trânsito segue até o dia 25 de setembro e conta com diversas atividades educativas e interativas em todo o país. Em Brasília, o Detran-DF e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) promovem, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), ações no estacionamento da Funarte, com foco na conscientização de motoristas e motociclistas.

A campanha também busca envolver escolas, empresas e comunidades, incentivando a participação da sociedade na construção de um trânsito mais seguro e humano.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile