Ícone do site Jornal da Chapada

#Economia: Aneel reduz bandeira tarifária para vermelha patamar 1 em outubro

Energia elétrica tem queda de 2,39% e alivia orçamento das famílias | FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil |

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada às contas de energia elétrica durante o mês de outubro. Com a decisão, haverá cobrança adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A mudança representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 2, que tem custo mais elevado para os consumidores.

De acordo com a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas, que afetou os níveis dos reservatórios responsáveis pela geração de energia em usinas hidrelétricas.

“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, informou a agência em nota.

A agência também destacou que, embora a energia solar tenha se expandido nos últimos anos, não há injeção contínua no sistema elétrico durante todo o dia.

“Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

Sistema de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

As bandeiras são classificadas por cores, que indicam o custo da energia:

• Verde: não há cobrança adicional;

• Amarela e Vermelha: sinalizam a necessidade de acréscimos nas contas, variando conforme o patamar, a cada 100 kWh consumidos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile